Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ações, programas e projetos
Início do conteúdo da página
Olimpíada de matemática

Primeira fase reúne 18 milhões de estudantes de todo o país

  • Quarta-feira, 17 de agosto de 2011, 11h26
  • Última atualização em Quarta-feira, 17 de agosto de 2011, 11h26
Estudantes da educação básica pública de 5.504 municípios participam nesta quarta-feira, 17, da primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A sétima edição recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos, matriculados em 44,6 mil estabelecimentos de ensino. As provas são aplicadas por aproximadamente 150 mil professores, nas escolas em que lecionam.

Dados da coordenação da olimpíada mostram que o maior contingente de inscritos (7,1 milhões) cursa o ensino médio; 6,2 milhões estão no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental e 5,3 milhões, no oitavo ou nono ano dessa etapa.

A prova para os três níveis tem 20 questões objetivas, com cinco opções de resposta. O tempo para o estudante responder os testes é de duas horas e 30 minutos. A correção dos testes cabe a educadores das próprias escolas, com base em instruções e gabaritos elaborados pela direção da Obmep.

A segunda etapa da olimpíada está prevista para 5 de novembro.

Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): matemática , olimpíada , Obmep
X
Fim do conteúdo da página