Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo dará auxílio financeiro para estudantes de baixa renda
Início do conteúdo da página
Certificação

Abertas as inscrições para exame de língua portuguesa

  • Terça-feira, 23 de agosto de 2011, 10h13
  • Última atualização em Terça-feira, 23 de agosto de 2011, 19h38
Cidadãos estrangeiros têm até o dia 12 de setembro para se inscrever em prova para certificação em língua portuguesa (Foto: João Bittar)Cidadãos estrangeiros que pretendam obter certificação em português já podem fazer, pela internet, a inscrição para as provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). O prazo vai até 12 de setembro. A homologação da inscrição será feita no posto de aplicação das provas escolhido pelo candidato. A data das provas será divulgada posteriormente.

O certificado é conferido a estrangeiros ou a brasileiros que não tenham o português como idioma materno. O Celpe-Bras, único certificado brasileiro reconhecido oficialmente, é emitido pelo Ministério da Educação nos níveis intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. As provas são aplicadas no Brasil e em outros países com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores.

Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O exame é composto de provas escrita, com duração de três horas, e oral, de no máximo 20 minutos. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras.

Assessoria de Imprensa do Inep
Assunto(s): Celpe-Bras , certificação
X
Fim do conteúdo da página