Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Obras complementares reforçam alfabetização nos primeiros anos
Início do conteúdo da página
Conferência de Educação

Municípios realizam encontros preparatórios da etapa nacional

  • Sexta-feira, 03 de maio de 2013, 14h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 03 de maio de 2013, 16h43
Em prévias para a 2ª Conferência Nacional de Educação, começam a ser realizadas as conferências municipais. Essa é a primeira instância de debates para a elaboração de propostas com vistas à etapa nacional, de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. As primeiras conferências municipais ordinárias foram realizadas em João Pessoa (PB) e Itupiranga (PA).

Na próxima sexta-feira, 10, e no sábado, 11, Anápolis recebe a primeira conferência intermunicipal de Goiás. O encontro terá a participação de 800 representantes de 29 municípios e contará com a presença do coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes. Transmitido pela NBR TV, poderá ser acompanhado no portal do Ministério da Educação.

De acordo com o coordenador da comissão especial de monitoramento e sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Arlindo Cavalcanti de Queiroz, a etapa municipal é a mais importante porque nela serão formuladas as propostas a serem debatidas nas fases estadual e nacional. “As propostas que saem das conferências municipais, discutidas com a sociedade, oferecem contribuições consistentes que vão ajudar na definição das políticas de educação e nos rumos do ensino em nosso país”, disse.

As cidades que organizarem conferências municipais e intermunicipais ordinárias, previstas no regimento interno aprovado pelo FNE, devem entrar em contato com o fórum de educação do estado para cadastrar o encontro no Sistema de Eventos da Conae. Os municípios que pretendem realizar conferências livres, presenciais e virtuais podem procurar na internet a Rede Social do Conae para divulgação.

A Conae permite à sociedade participar do desenvolvimento da educação nacional. Ela reúne estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada de modo geral para discutir os principais temas da educação, da creche à pós-graduação.

Diego Rocha






X
Fim do conteúdo da página