Universidade confere título a Lula e inaugura instalações no ABC
“Não existe, na história da humanidade, nenhum país, ou nem um povo, que conseguiu dar um salto de qualidade sem que antes tivesse acreditado no investimento em educação”. A afirmação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi impressa em um painel que vai decorar o auditório da Universidade Federal do ABC (UFABC). Na tarde de quarta-feira, 4, Lula foi homenageado com a entrega do primeiro título de doutor honoris causa da instituição paulista. A solenidade contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo o reitor da instituição, Hélio Waldman, a escolha foi feita em 2011, durante reunião do conselho universitário. Waldman afirmou que o título deve-se não somente à gratidão a Lula — a instituição foi criada em seu governo —, mas também porque o ex-presidente integra a categoria de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região do ABC paulista.
Lula classificou o título como o mais marcante de sua vida. “Esta é minha casa, cidade que me acolheu ainda jovem, me deu oportunidade de trabalho", disse, em alusão a São Bernardo do Campo. Ao fim da cerimônia, o ex-presidente, ao lado de Dilma e Mercadante, participou da inauguração simbólica de quatro blocos da UFABC no câmpus da cidade. As novas instalações abrigam salas de aula, laboratórios, refeitório, cozinha e biblioteca. No projeto, com mais de 15 mil metros quadrados, foram investidos cerca de R$ 40 milhões.
De acordo com Mercadante, o trabalho realizado pela instituição tem impacto na produção científica do país. O ministro ressaltou ainda a importância da participação da UFABC no programa Ciência sem Fronteiras Cerca de 400 alunos da universidade são bolsistas.
Criada em 2005, a UFABC caracteriza-se pela intercessão de várias áreas de conhecimento científico e tecnológico. Nos dois câmpus — Santo André e São Bernardo do Campo —, são atendidos cerca de 10 mil alunos. Para o próximo ano está prevista a implantação do câmpus de Mauá.
Assessoria de Comunicação Social