Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educação profissional: mil vagas no Pará
Início do conteúdo da página
Conexão Mundo

Programa de intercâmbio ensina inglês a estudantes brasileiros

  • Sexta-feira, 17 de julho de 2015, 17h44
  • Última atualização em Sexta-feira, 17 de julho de 2015, 17h44

O ministro Renato Janine lembrou aos estudantes do Conexão Mundo que o conhecimento do inglês oferece acesso a um conhecimento mundial (Foto: Isabelle Araújo/MEC)O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, visitou nesta sexta-feira, 17, a Escola Sesi-Senai de Taguatinga (DF), onde conheceu o Conexão Mundo, programa de intercâmbio de línguas para estudantes da educação básica articulada com educação profissional. O programa atende cerca de 2 mil alunos brasileiros de ensino médio e técnico que estudam inglês pelas redes sociais com o auxílio de 200 monitores norte-americanos.

O curso de inglês oferecido no Conexão Mundo é dividido em três etapas. Na primeira etapa, que tem duração de oito semanas, alunos e monitores norte-americanos se comunicam em inglês, a distância, por meio das redes sociais, programas de conversação em vídeo em tempo real e pela plataforma de aulas Longman, um portal especializado no ensino do inglês.

Na segunda fase, os monitores vêm às unidades do Sesi-Senai para quatro semanas de aulas e atividades presenciais. A terceira fase também é a distância, com atividades e práticas do idioma, e dura seis semanas, nos mesmo moldes da primeira etapa.

Para a quarta etapa do programa, os estudantes com melhor aproveitamento e progressão no aprendizado do inglês fazem uma viagem de imersão de duas semanas nos Estados Unidos. Durante o período de intercâmbio no exterior, os estudantes ficam hospedados em casas de famílias norte-americanas, visitam escolas, conhecem universidades e empresas e participam de uma série de outras atividades junto ao programa.

Janine falou sobre a importância do conhecimento do inglês na qualificação e inserção no mercado de trabalho. “O acesso a toda uma cultura e a todo um conhecimento mundial nos é facilitado pelo inglês, esse é um ponto importante de aprender o inglês”, afirmou o ministro.

O programa é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a organização não governamental US-Brasil Connect, e tem como objetivo o ensino e aperfeiçoamento do inglês de maneira lúdica e interativa. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão do Sesi-Senai.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Sesi , Senai , inglês , Conexão Mundo
X
Fim do conteúdo da página