Prêmio Nacional Assis Chateaubriand promove educação
Com o tema "Paulo Freire: educação para a transformação", o 11º concurso de redação promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, pretende motivar estudantes de todo o país para a redação de textos, dentro do seu projeto de incentivo à educação e à cultura. Podem concorrer ao prêmio alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e superior, assim como alfabetizadores e alunos dos programas de educação de jovens e adultos (EJA).
O concurso oferecerá prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados de cada nível de ensino, em um total de R$ 55 mil, e viagem a Brasília, com despesas pagas, para a solenidade de premiação. Serão conferidos diplomas aos semifinalistas e aos participantes que obtiverem menção honrosa. A entrega das redações pode ser feita até 31 de agosto deste ano. Mais informações e regulamento podem ser acessados no endereço eletrônico da fundação.
Haverá premiação, também, para os professores orientadores dos alunos vencedores. Além de diplomas alusivos ao concurso, eles receberão prêmios oferecidos pela Fundação Assis Chateaubriand. Uma comissão julgadora formada por professores, escritores e líderes de entidades culturais de Brasília escolherá os melhores de cada nível de ensino.
Fundação - Criada em 1987, a Fundação Assis Chateaubriand é voltada para os interesses educacionais e culturais do povo brasileiro. Dentre muitas promoções de sentido educacional e cultural, a fundação realiza, anualmente, o "Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação". O prêmio contribui para manter viva a memória do fundador do grupo de comunicação Diários Associados.
"A expectativa é de uma grande participação. Consideramos o tema deste ano, pelo porte e significado da figura de Paulo Freire e pelo poder de transformação da educação, um incentivo à reflexão sobre a realidade da educação brasileira em sua trajetória para a melhoria da qualidade", informou a coordenadora do prêmio, Alessandra Wassouf. A Fundação Assis Chateaubriand funciona em Brasília. O telefone é (61) 214-1378 e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Repórter: José Leitão