Projeto Memória homenageia o educador Paulo Freire
A nona edição do Projeto Memória 2005, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Petrobras, prestará homenagem ao pernambucano Paulo Freire, um dos maiores educadores e pensadores do século XX. O projeto será lançado no dia 19 de setembro, em Recife (PE), com a inauguração de uma exposição de fotos e textos sobre vida e obra do educador, durante o Colóquio Internacional sobre Paulo Freire, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Ao nome do filósofo e educador Paulo Freire costumam estar relacionados sentimentos como indignação e coragem para transformar. Este pernambucano, nascido em 1921, revolucionou o método educacional brasileiro, propondo uma educação voltada para a conscientização. Freire acreditava que a educação só cumpriria a sua função fundamental, ou seja, a humanização de mulheres e homens, caso se transformasse em ferramenta de mudança social.
A partir do próximo dia 19, a vida e a obra de Paulo Freire estarão registradas em textos e fotografias de uma grande exposição de painéis que circulará em cerca de 800 municípios brasileiros. O projeto ainda inclui um videodocumentário e livro fotobiográfico, que serão enviados a quase seis mil bibliotecas públicas do país, um kit pedagógico, com almanaque histórico e guia do professor, a ser distribuído a 18 mil escolas públicas, além de uma página eletrônica.
Cultura – O Projeto Memória foi criado em 1997, pela Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de valorizar a cultura e a história do país, a partir de homenagens a personalidades e fatos que ajudaram a construir a identidade nacional e fortalecer a cidadania.
A partir de 2004, contando com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Fome Zero, o projeto relembrou a vida e a obra de Josué de Castro e agora chega a Paulo Freire, criador de um método inovador de alfabetização de adultos. Nos primeiros anos, em parceria com a Odebrecht, o projeto homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Oswaldo Cruz. Em 2001, realizou uma retrospectiva dos anos anteriores.
Repórter: Cristiano Bastos