Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Alunas do Mulheres Mil expõem seus trabalhos no Fórum Mundial
Início do conteúdo da página
Papai Noel dos Correios

Servidores do MEC presenteiam crianças que enviam as cartas

  • Segunda-feira, 27 de novembro de 2017, 09h51
  • Última atualização em Segunda-feira, 27 de novembro de 2017, 11h14

Mesmo em tempos de mensagens instantâneas, redes sociais e de toda a tecnologia disponível, o Projeto Papai Noel dos Correios segue com sucesso. A ação já tem 28 anos de tradição e ganha força a cada ano, com o propósito de unir empresas, órgãos e toda a população em uma grande corrente de solidariedade.

Desde 2010, além de receber as cartinhas que chegam da sociedade, o projeto passou a receber, também, cartas das crianças de escolas da rede pública. A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, além de contribuir para a realização dos sonhos de cada uma. 

Mas, para que todas as crianças consigam ter seus pedidos realizados, é preciso que a população adote uma das cartinhas nos Correios. No Ministério da Educação, a campanha já é tradição e ocorre anualmente. “Ano passado pegamos 238 cartas. Esse ano, até agora, foram mais de 160”, conta Maria Neuza Lopes, secretária da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do MEC e organizadora da ação no órgão.

Maria Neuza faz questão de todos os anos ir aos Correios para pegar as cartas. Lê todas, seleciona as mais emocionantes e, depois, mobiliza o quadro de servidores: envia e-mails, liga para quem ajudou no ano anterior, cola cartazes nos quadros de avisos. “Eu amo participar dessa ação, tanto que, mesmo com um problema de saúde que tive, fiz questão de ficar boa logo para voltar a tempo de organizar tudo”, diz. “Nas cartinhas, muitas histórias; umas engraçadas, outras emocionantes. Esse ano me chamou a atenção a de um menino de oito anos que disse que o sonho dele era ter um irmão, mas, como os pais se separaram, ele conta que ficaria feliz com um carrinho de controle remoto”.

As cartas estão disponíveis no Anexo I do MEC, na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, térreo, sala 8. Os presentes devem ser entregues no mesmo local até as 17h do dia 1º de dezembro, embalados e identificados com os dados da carta.

Para receber os presentes, Neuza procura dar um toque festivo à ação: monta uma árvore de Natal no saguão dos anexos e coloca os presentes em volta. “É muito trabalhoso, mas me sinto realizada de poder contar com o apoio de cada um que doa os presentes e, consequentemente, alegram muitas crianças”.

Consulte os pontos de adoção de cartas por todo o país.

Assessoria de Comunicação Social 

Assunto(s): Correios , Natal , ação
X
Fim do conteúdo da página