Consumo consciente é o tema do programa Salto para o Futuro
Dezembro chegou trazendo as comemorações do fim de mais um ano. Muita alegria e confraternização, mas no meio da avalanche de propagandas há também frustração, afetividade mediada por objetos e impacto no meio ambiente. É justamente sobre esses temas a proposta de reflexão do programa Salto para o Futuro desta semana, com exibição na quarta-feira, 6, às 20h, na TV Escola. O programa vai discutir as estratégias de marketing para atrair consumidores e de que maneira as propagandas afetam as crianças e a todos nós.
Quem não tem como comprar fica de fora da brincadeira das festas? Para dar e receber afeto de amigos e familiares é necessário um objeto em troca? Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, apresentadores do programa, vão conduzir as discussões sobre o consumo excessivo.
Os convidados desse debate são Vanessa Anacleto, do Movimento Infância Livre do Consumismo; Cassio Novo, geógrafo e pesquisador em cultura e meio ambiente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); e Eduardo França, coordenador do MBA em ciências do consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Para a ativista do Movimento Infância Livre do Consumismo, é importante refletir se o que se procura com a cultura do consumo excessivo é preencher um vazio existencial ou ter o que mostrar para um grupo onde se quer ser inserido. Segundo Vanessa Anacleto, essas questões são temas relevantes na educação social e comportamental das crianças.
O Salto para o Futuro é apresentado todas as quartas, às 20h, e em tempo real no portal da TV Escola.
Assessoria de Comunicação Social