Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Meio ambiente é tema de conferência
Início do conteúdo da página
Celebração

Dia Mundial da Educação é comemorado neste sábado, 28

  • Sábado, 28 de abril de 2018, 08h00
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de abril de 2018, 20h18


Neste sábado, 28, é comemorada uma importante data instituída na cidade de Dakar, no Senegal, há 18 anos: o Dia Mundial da Educação. Naquele 28 de abril de 2000, líderes de 164 países, inclusive o Brasil, durante o Fórum Mundial de Educação, decidiram simbolizar o dia unidos por um movimento pela educação mundial com compromissos firmados até 2030.

Para reforçar a importância não apenas da data especial, mas também das metas firmadas durante a conferência para uma educação com mais qualidade e equidade em todo o mundo, o ministro da Educação, Rossieli Soares, observou que esse dia deve ser lembrado pelo grande esforço, não só do governo federal, para a melhoria da educação como um todo.

“É um dia simbólico para comemorarmos, lembrarmos e lutarmos cada vez mais por uma educação melhor, de qualidade, com o esforço que o MEC e os governos têm feito pela educação”, disse Rossieli. “Estamos discutindo a Base Nacional Comum Curricular, que vai definir aquilo que as crianças brasileiras precisam aprender; o Programa Mais Alfabetização, para garantir que as nossas crianças realmente sejam alfabetizadas na idade correta, e também temos o novo ensino médio, que está sendo implementado em todo o Brasil”, declarou.

Rossieli Soares lembrou que todo o trabalho que tem sido realizado no Brasil, na busca por uma educação de qualidade que também contribua para o desenvolvimento mundial, deve ser comemorado. No entanto, o titular de uma das pastas mais importantes para o desenvolvimento nacional ressaltou que a participação das famílias é essencial neste processo. Para ele, quando a família abraça a escola toda a sociedade ganha.

O ministro também enviou um recado de esperança e incentivo a todas as famílias brasileiras ao comentar o Dia Mundial da Educação. “São mudanças importantes e que hoje devem ser celebradas, mas sempre lembrando que educação se faz também com a participação da família. Isso é muito importante. Participe da educação de seu filho e lembre que hoje é um dia importante para olhar para isso também.”

O Dia Mundial da Educação incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar. Na assembleia do Senegal, que teve a presença da Organização das Nações Unidas (ONU) o pacto firmado previu, ainda, ações inspiradas em outras conferências internacionais ocorridas nos anos 1990, como a do Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), a Mundial de Direitos Humanos (1993) e a Mundial sobre Necessidades Especiais da Educação: Acesso e Qualidade (1994), além das cúpulas Mundial pelas Crianças (1990) e a Mundial sobre Desenvolvimento Social (1995).

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página