Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidades empreendedoras são listadas em índice inédito
Início do conteúdo da página
Redes do MEC

Os desafios da educação básica são o tema do terceiro bate-papo com o professor Vélez

  • Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019, 10h31
  • Última atualização em Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019, 13h46

O ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, ressaltou, no terceiro episódio do programa Bate-papo com o professor Vélez, a importância de planejar e desenvolver metodologias de ensino que atendam às crianças desde o início da educação básica nas escolas.

A educação básica no Brasil compreende três etapas: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). Segundo o ministro, as primeiras ações na área da educação precisam estar voltadas para os anos iniciais dos alunos. “Devem ser ações que atendam a criança no início do processo de ensino-aprendizagem, no ensino básico, antes de chegar ao ensino superior’’, afirmou.

O professor Vélez ressaltou que, nas últimas décadas, o Brasil deu mais importância à educação superior em detrimento da básica. “O ensino básico ficou meio esquecido”, disse.

Como prioridade para a educação, em suas palavras finais, o ministro reafirmou a importância de consolidar em bases firmes a metodologia da educação básica no Brasil. “Eu estou dando grande importância à sedimentação das metodologias, dos conteúdos e conhecimento no ensino básico. Seriam os primeiros degraus na cadeia do ensino”, finalizou o ministro.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página