Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Com base em parecer técnico, MEC recolhe das escolas o livro 'Enquanto o sono não vem'
Início do conteúdo da página
Outras

Seminário sobre formação humana na área da pesca

  • Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 12h52
  • Última atualização em Sexta-feira, 29 de junho de 2007, 05h22

Formação humana na área da pesca é tema de seminário

João Pessoa
O Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) promove o Seminário Nacional: Política para Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar. O evento, que termina amanhã,  24, marca o acordo firmado entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O acordo prevê a instalação no país de 70 cursos para a área de pesca em quatro anos.
No seminário, que começou no dia 22, foram oferecidos cursos profissionalizantes de nível médio e superior, desenvolvidos pelo Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Mais informações na página eletrônica do Cefet.

Seminário internacional sobre a terceira idade

Florianópolis
Termina hoje, 23, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o 9º Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. O tema do seminário, Novas Perspectivas em Políticas Públicas na Atividade Física e no Envelhecimento, será discutido em mesa-redonda, minicursos, painéis e conferências proferidas por especialistas no assunto. Mais informações na página eletrônica do seminário.

Cefet-AM discute educação de jovens e adultos

Manaus
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) promove, no dia 25 de maio, o 1º Colóquio sobre Docência Profissional e Proeja do Cefet-AM. O Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), os novos desafios para a educação de jovens e adultos e as perspectivas em educação de jovens e adultos para a formação profissional são alguns dos temas que serão discutidos no auditório do CDI, no Cefet-AM. Mais informações no sítio do Cefet ou pelos telefones (92) 3621-6700 e 3621-6764.

Congresso de comunicação na UFMT

Cuiabá
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promovem, na quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25, o 8º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste.
No dia 24, serão realizadas mesas-redondas para debater a Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea, a Comunicação, Tecnologias e Educação e a Comunicação, Arte e Imaginário Regional. No dia 25, serão debatidos os temas Comunicação e Cultura Regional, Dispositivos Biopolíticos na Sociedade Digital e Eventos e Formação dos Campos Culturais: a Literamérica e Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Outras informações no sítio da Intercom e na Assessoria de Comunicação da UFMT, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefones (65) 3615-8330 e 3615-8332.

Educação médica é tema de evento na UFTM

Uberaba
O 2º Congresso Mineiro de Educação Médica (Comem) será realizado de 25 a 27 de maio, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG). O objetivo é estabelecer um intercâmbio entre as escolas mineiras de educação médica. As inscrições para o 2º Comem podem ser efetivadas até a data do evento. Os valores variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00, dependendo da categoria e data da inscrição. Podem participar estudantes, residentes das categorias A e B, professores e profissionais da saúde.
Entre os temas a serem discutidos estão o impacto da especialização da residência, a formação de médicos generalistas, a saúde mental do estudante de medicina, os hospitais universitários e de ensino e o Sistema Único de Saúde. Mais informações na página eletrônica da UFTM.

Capes e MRE selecionam leitores para universidades estrangeiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE) abriram inscrições para a função de leitor em instituições universitárias estrangeiras. Há vagas para trabalho na Armênia, Coréia do Sul, Croácia, Líbano, Nova Zelândia, Panamá, Trinidad e Tobago e Vietnã.
Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira e experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística. Os currículos apresentados serão avaliados pela Capes. O MRE fará a apresentação dos pré-selecionados às instituições universitárias estrangeiras para que elas façam a escolha final. As inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 30 de maio, pela internet. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Inscrições abertas para mestrado em história

Rio de Janeiro
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) está com inscrições abertas para o preenchimento de dez vagas para o curso de mestrado. O prazo para inscrições vai até 6 de junho. Podem se inscrever aqueles que concluíram curso de graduação em quaisquer áreas de conhecimento. O edital completo está na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) na internet. Mais informações na página eletrônica da Unirio ou na Coordenação de Comunicação da universidade, telefone (21) 2542-4294,  fax (21) 2542-4477

UFMT abre inscrições para vestibular indígena

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para o processo seletivo específico para ingresso em cursos de graduação no período letivo de 2007, segundo semestre, exclusivamente para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso. São oferecidas quatro vagas suplementares para o curso de enfermagem, para os campi de Rondonópolis (duas vagas) e de Sinop (duas vagas).
As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 8 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos núcleos de apoio de Água Boa, Juína, Rondonópolis, Ji-Paraná (RO) e de Vilhena (RO), e nas administrações regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Tangará da Serra e de Cacoal (RO). O processo seletivo específico terá duas fases: a primeira constituída de prova objetiva e prova de redação e a segunda constituída de prova oral. Mais informações pelos telefones (65) 3615-8152 e 3628-1290. O edital completo está disponível no sítio da UFMT

UFSC lança mestrado em jornalismo

Florianópolis
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança o primeiro mestrado 100% focado em jornalismo do Brasil. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e começa a funcionar na UFSC em agosto deste ano. As inscrições estão abertas de 1º a 15 de junho, das 14h às 17h, e devem ser realizadas na Secretaria do Mestrado em Jornalismo, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Campus Universitário, Florianópolis (SC). Serão admitidas inscrições pelos Correios, postadas até o último dia de inscrição e recebidas pela secretaria até 19 de junho.
O curso é gratuito e oferece dez vagas, sendo quatro delas na Linha de Pesquisa 1 (Fundamentos do Jornalismo) e outras seis na Linha de Pesquisa 2 (Processos e Produtos Jornalísticos).
A primeira etapa da seleção, eliminatória, será em 6 de julho. A segunda vai de 9 a 13 de julho. O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 20 de julho.  O edital de seleção está disponível no sítio do mestrado. Outras informações pelo telefone (48) 3721-9490.

Abertas inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até 15 de junho e devem ser feitas na página eletrônica do Enem. O exame verifica o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio. Todos os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já o concluíram em anos anteriores, inclusive os da educação de jovens e adultos (antigo supletivo), podem fazer o Enem. O estudante que participa do exame poderá concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a média geral do participante no Enem para fazer a classificação dos beneficiados. Este ano, mais de quatro milhões de estudantes devem prestar o exame.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página