Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertura de cursos de medicina
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Encontro na Federal de Uberlândia debate ensino de geografia

  • Terça-feira, 03 de julho de 2007, 05h28
  • Última atualização em Terça-feira, 03 de julho de 2007, 10h23

Federal de Uberlândia sediará debates sobre ensino da geografia

Uberlândia (MG)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediará o 6º Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de julho, no bloco 3Q, no campus Santa Mônica. O objetivo é discutir o ensino de geografia frente às dificuldades em salas de aula, como, por exemplo, a questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Serão discutidos também o ensino de geografia para as populações indígenas e de assentamentos rurais. A programação prevê a realização de mesas-redondas, oficinas, trabalhos de campo e atividades culturais. As inscrições estão abertas e vão até o dia do evento. Os interessados deverão preencher a ficha on-line, disponível no sítio da Associação dos Geógrafos  Brasileiros e efetivar a inscrição no local. Os moradores de Uberlândia poderão se inscrever no campus Santa Mônica, na sala 12, bloco H. Mais informações pelo telefone (34) 3239-4169.

ProUni: candidatos têm que comprovar informações até dia 6

Os 47.202 candidatos pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia 6 de julho para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição e ser contemplados com bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade), disponíveis para o segundo semestre deste ano. O aluno que não comparecer nesse prazo à instituição onde foi pré-selecionado perde o direito à bolsa. O ProUni oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior, utilizando como critério de seleção as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em contrapartida, concede isenção de alguns tributos às instituições participantes do programa.

Formatura de alunos da Escola de Fábrica

Brasília
O programa Escola de Fábrica realizará a formatura de 49 alunos, na quinta-feira, 5, em Brasília. Os estudantes são da primeira turma do curso de formação inicial em administração de redes, fruto da parceria entre o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e o Ministério da Educação, juntamente com a União Educacional de Brasília (Uneb) — instituição certificadora do curso — e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. A cerimônia será realizada na Escola de Administração Fazendária (Esaf), às 16 horas. Na ocasião, também será apresentado o protocolo de intenções entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serpro, para que, após o desenvolvimento do curso, os estudantes sejam encaminhados a estágios por meio do IEL.

Programa seleciona projetos de alunos do ensino médio para atuar como deputados em Brasília

Foi iniciada em 1º de julho a quarta edição do programa Parlamento Jovem, que irá selecionar 78 estudantes de todos os estados do país para viver a experiência de debater e votar projetos na Câmara dos Deputados, em Brasília. As inscrições podem ser feitas diretamente nas secretarias estaduais de educação, até 14 de setembro. Podem participar alunos de 16 a 22 anos da rede pública e privada de ensino que estejam cursando o 3º ano do ensino médio. Os interessados devem elaborar um projeto de lei em uma das seguintes áreas: educação, cultura, esporte e turismo; agricultura e meio ambiente; economia, emprego e defesa do consumidor; segurança pública; e saúde. Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara dos Deputados ou pelo telefone 0800-619619.

MEC coordena cursos profissionais em Cabo Verde

Professores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás vão ministrar, de 8 a 30 de julho, em Cabo Verde (país africano), três cursos técnicos profissionalizantes na área de turismo e hospitalidade. A qualificação profissional faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre  Brasil e Cabo Verde que prevê a colaboração brasileira em diversas áreas, inclusive a educação. A oferta de cursos profissionais é coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Escolha do livro didático vai até 13 de julho

Professores e diretores de escolas públicas têm até o dia 13 de julho para escolher os livros didáticos para os ensinos fundamental e médio. Este ano, serão contempladas as turmas do 6º ao 9º ano, com livros de língua portuguesa, matemática, geografia, história e ciência. Já as três séries do ensino médio escolherão livros didáticos de história e de química. A escolha pode ser feita pela internet ou por formulário impresso. Para o ensino médio, a escolha deve ser feita somente pela internet. Quem optar pela internet, basta clicar no link “Escolha PNLD/PNLEM 2008”, no sítio do FNDE.

Censo da Educação Superior vai até 16 de julho

Termina no dia 16 de julho o prazo para preenchimento do Questionário Eletrônico do Censo da Educação Superior 2006. O censo coleta, anualmente, uma série de dados do ensino superior no país, incluindo cursos de graduação, presenciais e a distância. As instituições de ensino superior respondem ao questionário do censo por meio da internet. Com base nesse conjunto de dados, apresentados de maneira detalhada, o Censo da Educação Superior oferece aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação. Mais informações na página eletrônica do Inep.

Inscrições abertas para Programa Professor Visitante Estrangeiro

Instituições brasileiras interessadas em convidar professores estrangeiros para a realização de cursos ou atividades de pesquisa podem participar do Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE). As inscrições estão abertas até 27 de julho. O programa é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). As candidaturas devem ser encaminhadas pelas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação das instituições. As atividades terão início em 2008. O programa é aberto à participação de cursos de doutorado avaliados pela Capes com notas 5, 6 e 7, preferencialmente. As visitas podem ter duração de quatro a 12 meses, podendo ser renovadas. Os professores visitantes selecionados receberão passagens aéreas e bolsas, cujos valores variam de R$ 3.300,00 a R$ 7.100,00, de acordo com as categorias em que se enquadram. Mais informações no edital do PVE.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página