Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep aprimora instrumentos de avaliação de cursos e instituições
Início do conteúdo da página
Outras

35,4 mil escolas na Olimpíada de Matemática

  • Terça-feira, 23 de outubro de 2007, 17h58
  • Última atualização em Quarta-feira, 24 de outubro de 2007, 14h37

A segunda fase da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada no último dia 20, mobilizou 35.475 escolas públicas de 5.461 municípios de todos os estados do país e do Distrito Federal. Além dos alunos, também serão premiados escolas, municípios e professores participantes. Os resultados serão divulgados no dia 10 de dezembro.

Dos mais de 700 mil alunos que participaram desta última fase da olimpíada, 300 poderão ganhar medalhas de ouro; 600, medalhas de prata; e 2.100, medalhas de bronze. Os três mil medalhistas receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior distribuídas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Aos 30 mil alunos mais bem classificados, mas que não receberam medalhas, serão concedidos certificados de menção honrosa.

A premiação dos professores e escolas está vinculada aos resultados alcançados pelos alunos. O professor de matemática e a escola de cada aluno premiado receberão pontos de acordo com os seguintes critérios: cinco pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro; quatro pontos para cada aluno premiado com medalha de prata; três pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze; e um ponto para cada aluno premiado com menção honrosa. Ao todo, 147 professores serão classificados. Eles terão a oportunidade de fazer curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

As 27 escolas municipais ou estaduais que alcançarem o maior número de pontos em seus respectivos estados serão premiadas com notebook e datashow, além de livros para a composição de uma biblioteca básica em matemática, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Os livros também serão remetidos para as 73 escolas com maior pontuação nacional, independente da classificação estadual.

Serão concedidos troféus aos 50 municípios que obtiverem maior pontuação de acordo com a média aritmética dos pontos obtidos por todas as suas escolas estaduais e municipais, inscritas na segunda fase da olimpíada.

Maria Pereira Filha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página