Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Confira o calendário de audiências públicas da etapa ensino médio
Início do conteúdo da página
Outras

Mais quatro federais aumentarão vagas

  • Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 17h29
  • Última atualização em Quinta-feira, 06 de dezembro de 2007, 16h57

41 instituições federais de ensino superior já aderiram ao ReuniMais quatro universidades federais aprovaram suas adesões ao programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), totalizando 41 instituições participantes. As universidades federais do Espírito Santo (Ufes), do Maranhão (UFMA), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e de Santa Catarina (UFSC), como as demais 37 instituições que já haviam aderido ao programa, vão receber recursos do Ministério da Educação no 1º semestre de 2008.

Segundo o vice-reitor da Ufes, Reinaldo Cento Ducatte, a instituição pretende aumentar o número de alunos de 13,5 mil para mais de 20 mil nos próximos cinco anos. “Vamos ofertar mais 23 novos cursos de graduação, com prioridade para as licenciaturas no período noturno”, diz. “Na pós-graduação ofertaremos mais 16 cursos de mestrado e 12 de doutorado.”

A UFRRJ planeja ampliar o número de vagas em 58%, passando de 8,2 mil para 13 mil nos próximos cinco anos de implantação do Reuni. Serão criados mais 20 cursos e sete existentes serão expandidos. Segundo  o reitor Ricardo Mota Miranda, o Reuni é um programa sólido que atende a um pleito antigo da comunidade universitária. “Agora podemos planejar nossa expansão com apoio do ministério”, conclui.

Já a UFSC deverá aumentar o número de vagas de 21,5 mil para 26,7 mil até 2012. “Vamos criar 12 cursos diurnos e quatro noturnos, além de expandir mais 24 cursos que já temos”, afirmou Ariovaldo Bolzan, vice-reitor.

Reuni — A meta global do programa é elevar gradualmente, em cinco anos, a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presencial para 90%, e da relação de alunos por professor em cursos presenciais para 18. O Reuni tem como diretrizes a inclusão e a democratização do acesso, a ampliação da assistência estudantil, a mobilidade acadêmica e a renovação pedagógica. Esses aspectos e a ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação devem ser contemplados nos planos apresentados pelas universidades.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Superior

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página