Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Interior ganha três escolas técnicas
Início do conteúdo da página
PDE

Em Itatinga, escola é sinônimo de saúde

  • Sexta-feira, 28 de março de 2008, 08h45
  • Última atualização em Terça-feira, 01 de abril de 2008, 13h13

Na Escola Municipal Professora Marignez Maurício de Oliveira, em Itatinga (SP), alunos aguardam a distribuição das escovas de dente após a merenda (Foto: João Bittar)Itatinga (SP) ―  Em uma pequena escola pública no município de Itatinga (SP), a 220 quilômetros da capital paulista, a sirene que indica o fim do recreio acaba de tocar. Antes de irem para as salas de aula, as crianças correm para a frente de um mural, no corredor, eufóricas, esperando que as professoras abram a portinha do quadro de vidro e lhes entregue algo. Em seguida, pouco a pouco, se dispersam em direção aos banheiros da escola. Cada uma, com sua escova e creme dental nas mãos.

Essa é a rotina dos alunos da Escola Municipal Professora Marignez Franzolin Maurício de Oliveira, após cada refeição ― café da manhã e merenda para os estudantes da manhã e almoço e merenda para os estudantes da tarde. Com o programa de saúde bucal implantado pela prefeitura, a criança não precisa sair da escola para ir ao dentista.

Em meio às classes, há uma porta que leva a um consultório odontológico, dentro da própria escola. No início do ano letivo, os pais assinam uma autorização para que seus filhos participem do tratamento dentário oferecido pela escola. Alunos de todas as turmas ― dos anos iniciais do ensino fundamental ― podem participar.

O dentista e seu auxiliar, servidores concursados da prefeitura, vão à escola duas vezes por semana e acompanham cada criança: orientam a escovação, aplicam flúor e fazem os tratamentos necessários com cada um. As escovas e pastas de dente são dadas pela prefeitura para todos os estudantes e ficam guardadas no mural com uma portinha de vidro, devidamente higienizado, no corredor da escola.

Prefeitura de Itatinga (SP) implementa programa de saúde bucal em todas as escolas municipais (Foto: João Bittar)Mário Júnior, de nove anos, aponta a sua escova azul no mural. Ele garante que segue as recomendações do dentista; assim, orgulha-se de estar em dia com a saúde dos dentes. Para a mãe do menino, Marisa Conceição Olindo, o projeto de saúde bucal chama a atenção e traz tranqüilidade às famílias dos alunos. “Sei que, com meu filho aqui dentro, posso ficar sossegada. A escola toma conta mesmo, até com relação à saúde deles”, diz.

Por ser situada em um bairro de periferia ― a Vila Prete ― e na saída da maioria dos sítios que rodeiam o município, metade dos alunos da escola Marignez Franzolin vem da zona rural. Muitos não têm acesso a tratamentos de saúde adequados; daí a importância de uma assistência maior na própria escola. É o que acredita a diretora de educação e cultura do município, Sônia Maria Paes. “Principalmente os alunos da zona rural não vêem a escola só como escola, mas também como um espaço comunitário, de lazer, de companheirismo e de alegria”, relata.

Segundo Sônia, os alunos se sentem cuidados e os pais, ajudados. Muitos trabalham como agricultores, cortadores de lenha, motoristas de caminhão, leiteiros e caseiros de fazendas e sítios. O tempo para dedicar aos filhos acaba se tornando escasso. Por isso, para os alunos que moram no sítio, a escola oferece, além das refeições regulares na escola, um lanche que levam para casa.

Integrar os programas da área da educação com os das demais áreas como saúde, esporte, assistência social, cultura, dentre outras, com vistas no fortalecimento da identidade do educando com sua escola, é uma das diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, que norteia o Plano de Desenvolvimento da Educação. Em Itatinga, essa já é uma realidade.

Confira as notícias da Caravana da Educação

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página