PDE-Escola: formação em três estados
A Coordenação-Geral de Programas Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) promoverá este mês, no Paraná, no Pará e na Paraíba, a capacitação de formadores do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). O propósito da formação é mostrar a metodologia do plano a técnicos de estados e municípios e a gestores das escolas de atendimento prioritário indicadas pelo Ministério da Educação no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
No Paraná e no Pará, os cursos começam na segunda-feira, 5, e seguem até sexta-feira, 9. No pólo de Curitiba, único a ser atendido no Paraná, serão beneficiados 136 cursistas. No Pará, haverá formação nos pólos de Breves, Tucuruí, Altamira, Itaituba e Conceição do Araguaia.
A Paraíba contará com o maior número de formandos, 936, a serem atendidos em João Pessoa e em Campina Grande, com turmas programadas para o período de 12 a 16 próximo. Na capital, serão formados 405 técnicos.
Do dia 26 até o dia 30, o Pará terá a segunda etapa de formação. Serão atendidos os polos de Abaetetuba, Salinópolis, Castanhal, Santarém, Marabá e Belém.
O PDE-Escola surgiu para melhorar a qualidade da educação básica em escolas estaduais e municipais. Propõe-se ainda a fortalecer a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada instituição e da definição de um plano de gestão para a melhoria dos resultados, com ênfase na aprendizagem dos alunos.
Assessoria de Imprensa do FNDE
Confira o calendário da formação