Novas tecnologias chegam aos professores
Cerca de 100 mil professores da rede pública serão capacitados, ainda este ano, para utilizar novas tecnologias em sala de aula, incluindo computadores e internet. Este é um dos objetivos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para cumprir essa meta, 230 coordenadores e multiplicadores dos núcleos de tecnologias educacionais (NTEs) participam do 3º Encontro Regional de Formação de Multiplicadores do ProInfo Integrado, que acontece em Brasília a partir desta quarta-feira, 25, até sexta-feira, 27.
No evento, serão apresentados as diretrizes e materiais didáticos do curso de 180 horas em tecnologias educacionais ofertado pelo ministério. Após o encontro, caberá aos 230 formadores, vindos de oito estados (Amapá, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Sergipe e Tocantins), repassar os conhecimentos aos multiplicadores de seus respectivos núcleos. Em seguida, cada multiplicador ministrará o curso diretamente nas escolas.
“Queremos formar uma grande rede de capacitação dentro das escolas”, explica o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky.
O curso é dividido em duas etapas. Com 40 horas, o curso de introdução à educação digital, primeira etapa, tem o objetivo de preparar professores e gestores para utilizar computadores e internet. A segunda parte, com 140 horas, visa estimular professores a planejar e utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sala de aula.
Em Roraima, o curso começou em maio, com muito sucesso, segundo o coordenador do NTE do estado, professor Samuel Castro. “Temos 1.170 professores fazendo o curso, inclusive uma turma do magistério indígena e a procura é enorme”, contou.
Renata Chamarelli