Ministro apresenta PDE a senadores
O ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência pública no Senado Federal, na manhã desta terça-feira, dia 3, apresentou o conceito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo o ministro, todos os atos normativos do plano devem estar prontos para a divulgação até o dia 15 próximo.
Haddad anunciou a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e destacou que o plano tem caráter de gestão educacional. Falou também da importância da educação de acordo com as realidades regionais e do acompanhamento de cada município. “A divisão da educação por níveis, etapas e modalidades não pode servir de pretexto para uma fragmentação. Na verdade, a educação é um todo harmônico que precisa ser fortalecido e apoiado”, afirmou.
Em relação ao ensino superior, Haddad enfatizou que o PDE criará um programa de reestruturação das universidades federais. “Queremos resolver questões importantes, como o número de alunos por professor, cursos noturnos, mobilidade de alunos e aproveitamento de créditos”, disse. Segundo o ministro, a idéia é buscar mais inclusão, desenvolvimento e mobilidade nas universidade federais.
No dia 24 próximo, a Comissão de Educação do Senado Federal iniciará um ciclo de debates sobre o PDE e outros temas relacionados à educação. (Assessoria de Comunicação Social)