UAB é realidade no estado
Sergipe - A educação superior de qualidade chegou ao interior de Sergipe. Os municípios-pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no estado — Estância, Porto da Folha, São Domingos e Arauá — representam uma promessa de progresso para a população, em especial para os professores da educação básica.
Em Estância, por exemplo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) já oferece os cursos de graduação em história, matemática, geografia, ciências biológicas, física, química e letras (português). A oportunidade de os moradores conseguirem uma qualificação sem a necessidade de ir às capitais traz um novo parâmetro de crescimento — espera-se que o pessoal especializado trabalhe para o município e que a localidade cresça com a educação dos moradores.
O município de Arauá, por exemplo, está a 99 quilômetros de Aracaju. A distância parece pequena, mas a população menos favorecida dificilmente poderia arcar com as despesas de um estudante na capital. Agora, essa população tem acesso aos cursos de biologia, física, história, matemática e letras (português), todos oferecidos pela UFS.
Essa semana, a Caravana da Educação chega a Sergipe. O ministro Fernando Haddad vai buscar o apoio do governo estadual e das prefeituras ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Ana Guimarães