Amapá: onze municípios são prioridade do MEC
Onze municípios do Amapá tiveram a qualidade de sua educação avaliada pelo Ministério da Educação e todos obtiveram desempenho abaixo da média nacional. O resultado, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), coloca os municípios avaliados como prioritários para o atendimento do MEC.
No Amapá, o Ideb das séries iniciais de educação fundamental é de 3,1, desempenho que está abaixo da média nacional de 3,8. A meta é que até 2022, ano do bicentenário da independência, o Amapá alcance a média 5,3 e que a nota nacional chegue a 6,0, característica da educação nos países desenvolvidos. As metas do Ideb foram estabelecidas levando-se em consideração a realidade atual de cada localidade.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, está no Amapá para garantir a adesão do estado e dos municípios ao plano de metas do Compromisso Todos pela Educação. O compromisso estabelece 28 diretrizes a serem cumpridas pelos gestores da educação. A intenção é fazer com que haja um comprometimento maior dos prefeitos e do governador com a educação e, assim, o Amapá possa atingir as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O PDE será oficialmente levado ao estado nesta terça-feira, 7, quando Haddad e a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, estarão no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, discutindo as metas do PDE com os prefeitos e com o governador do estado, Waldez Góes.
Ana Guimarães