Região Norte: educação em debate
Manaus — Prefeitos de 160 municípios da Região Norte estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, em Manaus, para apontar problemas da educação em suas cidades e sugerir soluções. Todos os municípios representados no encontro estão entre aqueles obtiveram as mais baixas pontuações no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Eles acabam de aderir ao plano de metas do Compromisso Todos pela Educação.
Com a adesão ao compromisso, os municípios terão metas de qualidade a atingir. Os desafios da educação na região vão da escassez de recursos às grandes distâncias. Para o prefeito de Nova Olinda do Norte (Amazonas), Adenilson Reis, a maior dificuldade é garantir o transporte escolar. “Tenho alunos que viajam 18 horas de barco para chegar à escola, e esse transporte fica muito caro”, conta. O município teve Ideb de 2,3 na primeira fase do ensino fundamental.
O prefeito de Rio Preto da Eva (Amazonas), Anderson Reis, também aponta as distâncias como o maior desafio. “O estado tem uma realidade diferente do resto do País. Aqui, a verba para o transporte escolar deveria ser diferenciada”, defende. No Amazonas está o maior município do mundo, Barcelos, com 122.476 quilômetros quadrados de extensão.
“As realidades locais serão consideradas para o repasse de recursos do PDE”, garantiu o ministro da Educação, Fernando Haddad. Os 160 municípios que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação nesta terça-feira receberão consultores do Ministério da Educação até abril de 2008.
Ana Guimarães