Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Acre e Amazonas terão R$ 300 mil para ações complementares
Início do conteúdo da página
PDE

Ministro prega diálogo com governos

  • Quarta-feira, 29 de agosto de 2007, 10h18
  • Última atualização em Terça-feira, 04 de setembro de 2007, 13h47

João Pessoa — O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 29, em João Pessoa, que a Caravana da Educação foi à Paraíba para dialogar com o governo local e com os municípios sobre os eixos norteadores do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e sobre a adesão ao plano. “Nosso objetivo é inaugurar um plano de trabalho e começar logo a elaboração de planos articulados para melhorar a educação básica”, destacou. O sucesso da aprendizagem está associado à ação do conselho escolar, à parceria da escola com a comunidade e à eleição de diretores, diz o ministro da Educação. (Foto: Walter Rafael -Secom PB)

O ministro disse esperar que os planos, elaborados de acordo com a realidade de cada município, não sejam efêmeros e ultrapassem mandatos de governantes. “Queremos que o PDE seja um guia para melhorar a educação”, afirmou.

O governador do estado, Cássio Cunha Lima, disse que a Paraíba acolhe a visita da caravana de forma fraterna e elogiou as ações do PDE. “O Brasil está sendo visto como um conjunto e estamos prontos para nos unir aos que pretendem enfrentar e vencer os desafios da educação”, ressaltou.

Haddad destacou que o PDE já está em andamento nos estados visitados nas regiões Nordeste e Norte. “Os especialistas do Ministério da Educação estão há quase dois meses em campo”, esclareceu, em alusão ao trabalho dos consultores que visitam os  municípios para diagnosticar as carências na área e elaborar, com os governos locais, planos para elevar os índices educacionais.

Parceria — O ministro acredita que só será possível alcançar as metas previstas no PDE se houver participação efetiva da comunidade. “Precisamos fazer da educação um valor social e o engajamento de todos, especialmente das famílias, é fundamental para darmos um salto de qualidade”, explicou.

Maria Clara Machado

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página