Ministro prega diálogo com governos
João Pessoa — O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 29, em João Pessoa, que a Caravana da Educação foi à Paraíba para dialogar com o governo local e com os municípios sobre os eixos norteadores do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e sobre a adesão ao plano. “Nosso objetivo é inaugurar um plano de trabalho e começar logo a elaboração de planos articulados para melhorar a educação básica”, destacou.
O ministro disse esperar que os planos, elaborados de acordo com a realidade de cada município, não sejam efêmeros e ultrapassem mandatos de governantes. “Queremos que o PDE seja um guia para melhorar a educação”, afirmou.
O governador do estado, Cássio Cunha Lima, disse que a Paraíba acolhe a visita da caravana de forma fraterna e elogiou as ações do PDE. “O Brasil está sendo visto como um conjunto e estamos prontos para nos unir aos que pretendem enfrentar e vencer os desafios da educação”, ressaltou.
Haddad destacou que o PDE já está em andamento nos estados visitados nas regiões Nordeste e Norte. “Os especialistas do Ministério da Educação estão há quase dois meses em campo”, esclareceu, em alusão ao trabalho dos consultores que visitam os municípios para diagnosticar as carências na área e elaborar, com os governos locais, planos para elevar os índices educacionais.
Parceria — O ministro acredita que só será possível alcançar as metas previstas no PDE se houver participação efetiva da comunidade. “Precisamos fazer da educação um valor social e o engajamento de todos, especialmente das famílias, é fundamental para darmos um salto de qualidade”, explicou.
Maria Clara Machado