Avaliação garante metas do PDE
Porto Alegre — O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 30, que o controle social é inerente ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “A divulgação dos resultados do desempenho das escolas e das redes mostra isso”, afirmou, na solenidade de lançamento das ações do PDE na Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre. Haddad ressaltou que a intenção do PDE é apoiar escolas autônomas, que apresentem boas práticas educacionais, e oferecer apoio técnico e financeiro às demais para melhorar a qualidade da educação em todas elas.
Quanto aos recursos financeiros disponíveis, o ministro informou que o dinheiro está vinculado aos planos de ações articuladas, nos quais a escola e a rede definem metas e estratégias a seguir para elevar a qualidade da educação. Só a partir dos planos é possível definir o volume de recursos necessário em cada caso.
Na visão do ministro, os instrumentos de avaliação previstos no PDE — o desempenho das crianças e das redes é avaliado e divulgado a cada dois anos — privilegiam o direto de aprender de cada estudante e o controle pela comunidade das metas do plano. “A idéia não é punir ninguém, mas verificar o que está ocorrendo e identificar os eventuais problemas”, destacou.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, compartilha da visão do ministro. “A avaliação é instrumento de planejamento e indica onde é preciso investir e quem deve ser premiado”, afirmou, em alusão às práticas bem-sucedidas, que, segundo Yeda, também devem ser reforçadas e disseminadas.
Quanto às ações do PDE no estado, o ministro informou que todas as mesorregiões do Rio Grande do Sul serão atendidas pela educação tecnológica. Serão dez novas escolas técnicas até 2010. Além disso, Haddad lembrou que foi aprovado ontem o plano de expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que haverá cursos de formação de professores do ensino básico em 38 cidades-pólo, com a abertura de 4,6 mil vagas.
A Caravana da Educação está em Porto Alegre para lançar as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação no estado.
Maria Clara Machado