Educação profissional chega ao interior
O Ministério da Educação vai triplicar o número de escolas técnicas em Mato Grosso até 2010. O plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica vai construir seis unidades de ensino no estado, que já tem três instituições de educação tecnológica.
As novas escolas serão implantadas nas cidades-pólo de Rondonópolis, Juína, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Confresa e Campo Novo do Parecis e funcionarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Mato Grosso. Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região — algodão e confecções (Rondonópolis), madeira e móveis (Juína), agropecuária e pesca (Pontes e Lacerda), turismo (Barra do Garças e Confresa) e agricultura, agroindústria e pecuária (Campo Novo do Parecis).
A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. A proposta prevê a construção de 150 escolas técnicas em todo o país. Os municípios que receberão as novas instituições foram definidos para atender localidades no interior e periferias dos grandes centros urbanos. Também foram considerados os arranjos produtivos locais, de maneira a reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura de cada região.
Para a implantação do plano em Mato Grosso e garantir a participação do estado e dos 141 municípios, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visita Cuiabá nesta quarta-feira, 28.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação