Mato Grosso do Sul adere ao PDE
Campo Grande — O estado de Mato Grosso do Sul aderiu nesta quinta-feira, 29, ao compromisso Todos pela Educação. O governador André Puccinelli assinou o documento com o plano de metas, mas o estado antecipou as ações previstas. O Plano de Ações Articuladas, passo seguinte à assinatura do termo de adesão e à elaboração do diagnóstico educacional, foi entregue ao Ministério da Educação e aprovado pela comissão técnica. Dos 78 municípios sul-mato-grossenses, 73 já aderiram ao plano.
“Temos todas as condições de resgatar a qualidade da educação brasileira”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Para isso, temos de agir da educação infantil à pós-graduação”. Para ele, o arranjo educacional deve ser um projeto nacional, em favor das próximas gerações. “As metas são ambiciosas e devemos persegui-las com fervor”, disse.
A secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, apresentou aos prefeitos, secretários de educação e educadores de Mato Grosso do Sul as diretrizes do compromisso. Ela também deu explicações sobre o Plano de Ações Articuladas e sobre o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). “Todos estamos do mesmo lado: o do aluno”, disse Pilar. “O desafio é garantir o direito de aprender a todos e a cada um, oferecendo acesso e permanência na escola, com qualidade.”
Letícia Tancredi