Criação de escolas técnicas no DF
O Ministério da Educação vai investir R$ 30 milhões na educação profissional do Distrito Federal. O anúncio foi feito na terça-feira, 11, durante assinatura do termo de transferência do Colégio Agrícola de Planaltina para a União, primeira federal de ensino técnico no Distrito Federal. Mais quatro escolas serão construídas, dentro do plano de expansão, criando 12 mil vagas: no Plano Piloto, em Samambaia, em Taguatinga e no Gama.
A reforma da escola de Planaltina, que hoje atende a 340 alunos, tem início na próxima semana. Serão aplicados R$ 2,3 milhões em pavimentação, iluminação, reforma do prédio principal e dos alojamentos, compra de mobiliários, equipamentos, adubos e sementes. A unidade ampliará sua capacidade de atendimento para mil estudantes em cursos técnicos de agropecuária, turismo e agroindústria. O processo seletivo de 2008, com 280 novas vagas, ocorre em 27 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas via internet, de 2 a 11 de janeiro.
A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o país.
Formação – A formação de professores da educação básica é outra prioridade do PDE. No entorno do Distrito Federal, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai oferecer 1.130 vagas em graduação para professores em exercício. As universidades parceiras dessa formação inicial são a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Universidade de Brasília (UnB). Os cursos serão ministrados em dez pólos implementados em três municípios-pólo: Águas Lindas de Goiás, Alexânia e Formosa.
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) será lançado no Distrito Federal nesta quinta-feira, 13, às 10h, no Museu da República.
Assessoria de Comunicação Social
Confira outras notícias da Caravana da Educação