Haddad diz que PDE já provou que é suprapartidário
Curitiba – Ao chegar a Curitiba (PR) para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou os bons resultados obtidos pelos estudantes das escolas públicas do estado na Prova Brasil e no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
“Nós, do governo federal, utilizamos experiências importantes do estado para elaborar programas de abrangência nacional”, disse Haddad, referindo-se à educação a distância, que é destaque no Paraná, e à modernização da rede tecnológica. O Paraná foi o primeiro estado a transformar um centro federal de educação profissional em universidade tecnológica. De acordo com o ministro, das 200 cidades do país que obtiveram nota cinco ou mais no Ideb, 16 são do Paraná, o que demonstra que o sistema público do estado é bom. “Queremos entender porque funciona bem para ampliar essas boas práticas no país.”
Já o governador do estado, Roberto Requião, ao aderir ao Compromisso Todos pela Educação, disse que reconhece o PDE como um bom programa de educação de longo prazo. E o secretário estadual de educação, Maurício Requião, destacou a importância da ampliação dos programas da merenda e do transporte escolar para o ensino médio, que fazem parte das ações complementares do PDE, lançadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quarta-feira, 12. “São medidas que terão impacto na qualidade da educação pública”, explicou Maurício. O secretário anunciou que o estado vai lançar o programa Paraná Profissionalizado, nos moldes do Brasil Profissionalizado, que é outra ação complementar do PDE.
Balanço – No encontro que teve com o governador e com 210 prefeitos e secretários municipais de educação, Haddad fez um balanço das ações do PDE. Segundo o ministro, 24 estados, o Distrito Federal e aproximadamente quatro mil municípios já aderiram ao plano, o que demonstra que o PDE se consolida como uma ação suprapartidária. “É o fim da descontinuidade das ações da educação”, explicou. O ministro também informou que 21 estados já apresentaram o Plano de Ação Articulada (PAR), o que demonstra empenho em alcançar as 28 metas do Compromisso Todos pela Educação. E, segundo a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, dos cerca de quatro mil municípios que aderiram ao compromisso, 900 também já apresentaram o PAR.
Rodrigo Dindo