Programa seleciona projetos de pesquisa em parceria com Japão
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação, divulga nesta quarta-feira, 7, o resultado final do Programa Capes/JSPS. A iniciativa, fruto de acordo de cooperação entre a Capes e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), selecionou dois projetos conjuntos de pesquisa, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão para formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
O edital nº 22/2017 selecionou o projeto Creating the international joint research basis for the identification of molecular targets for the development of a new tick control method, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a Hokkaido University, na área de medicina veterinária. Também foi escolhido um projeto da Universidade de São Paulo (USP) com a University of Tokyo, na área de engenharias, com o título Development of a new solution of floating offshore wind turbine for Brazilian waters - Jappaku FOWT.
Cada projeto terá um custo máximo de R$ 355.718,00 (durante sua vigência máxima de até 2 anos, considerando tanto os recursos pagos ao coordenador (recursos de manutenção do projeto e missões de trabalho) quanto os pagos diretamente aos bolsistas das missões de estudo (mensalidade e demais auxílios). A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio, somente para a equipe brasileira do projeto.
O início das atividades dos projetos está previsto para abril de 2018.
Confira o resultado final do Programa
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes