Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Método criado por Paulo Freire completa 54 anos neste mês
Início do conteúdo da página
Capes

Novo modelo de avaliação medirá impacto social e inserção regional das pesquisas

  • Quinta-feira, 24 de outubro de 2019, 10h50
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de outubro de 2019, 12h52

Objetivo é executar a iniciativa para programas de pós-graduação a partir de 2021


Em um trabalho para modernizar o Sistema de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pretende substituir o atual modelo de análise de Formação e Pesquisa. O novo será baseado em cinco aspectos:

  • formação;
  • pesquisa;
  • transferência de conhecimento e inovação,
  • internacionalização;
  • inserção regional e impacto na sociedade.

O objetivo é executar o novo modelo no próximo ciclo de avaliação, que tem início em 2021. O presidente da Capes, Anderson Correia, ressaltou que a mudança deve mostrar um panorama dos pontos fortes de cada programa de pós-graduação. "Com a avaliação, vamos incentivar que a pesquisa tenha maior impacto na sociedade e na indústria”, disse.

A expectativa é que o modelo aumente a colaboração com a indústria e dê maior retorno para a sociedade. "Hoje, o impacto social tem visibilidade menor pela falta de indicadores claros", afirmou a diretora de Avaliação da Capes, Sônia Báo.

Notas – A escala de notas, que hoje vai de 1 a 7 – sendo 3 o conceito mínimo para um programa ter o funcionamento autorizado –, será alterada. O novo modelo deve adotar uma nota de 1 a 5 para cada dimensão, tendo exigências mínimas em cada fator.

Sistema de pós-graduação – A pós-graduação no Brasil tem atualmente 4.591 programas. São mais de 87 mil bolsistas da Capes de mestrado, doutorado e pós-doutorado espalhados pelo país – no exterior, são mais de 5.500 em diversos países com colaboração acadêmica com a Capes.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Assunto(s): Capes , bolsas , Pós-graduação
X
Fim do conteúdo da página