Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Encceja 2018

Inscrições para pessoas privadas de liberdade vão até esta sexta

  • Quinta-feira, 26 de julho de 2018, 18h07
  • Última atualização em Quinta-feira, 26 de julho de 2018, 18h11

Órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018 devem ficar atentos. Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 27, o período de inscrições na prova, direcionada a pessoas privadas de liberdade ou que atualmente cumprem medidas socioeducativas e desejam concluir seus estudos.

Os que ainda não fizeram a inscrição devem acessar o endereço eletrônico e preencher todas as informações exigidas. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de setembro. Para participar do Encceja Nacional PPL 2018 é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do ensino fundamental, e ao menos 18 anos, no caso dos que desejam a certificação do ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que aplica o Encceja Nacional PPL, reforça que as inscrições de pessoas privadas de liberdade são responsabilidade da unidade prisional ou socioeducativa que aderiu ao exame, por meio do responsável pedagógico indicado para acessar o sistema de inscrição e suas funcionalidades. Cabe a este profissional acompanhar o andamento do cronograma, indicar o nível de ensino e áreas de conhecimento de realização das provas, inserir os participantes no sistema de inscrição, acessar os resultados e pleitear a certificação do participante.

O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, por nível de ensino, e uma redação. Aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental serão avaliados nas áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática. Para o ensino médio, os conhecimentos exigidos são em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Acesso o sistema de inscrição no Encceja Nacional PPL 2018.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): inscrições , Encceja , PPL
X
Fim do conteúdo da página