Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educação de jovens e adultos é prioridade para o governo
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Gabarito das provas do Encceja será disponibilizado até 6 de setembro

  • Quinta-feira, 29 de agosto de 2019, 18h19
  • Última atualização em Quinta-feira, 29 de agosto de 2019, 18h25

Até 6 de setembro, o gabarito do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será disponibilizado. As respostas certas das questões poderão ser conferidas pelos candidatos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério de Educação (MEC).

A prova foi aplicada no último domingo, 25 de agosto, em 613 municípios. Na edição deste ano, houve recorde no número de participantes: 1.185.945, aumento de 45% em relação ao ano passado.

Será considerada habilitada a pessoa que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, que varia de 0 a 10.

Ao verificar as respostas, o participante tem uma ideia de como foi o desempenho nas provas objetivas. O resultado final, com a correção da redação, está previsto para sair em dezembro.

Gratuito, o Encceja é voltado a jovens e adultos que não se formaram no tempo adequado e buscam o diploma do ensino fundamental e do ensino médio. A prova é aplicada pelo Inep, que encaminha os resultados individuais às instituições certificadoras para possibilitar o processo de certificação.

Certificado – Os participantes que forem aprovados em todas as áreas de conhecimento terão direito ao certificado de conclusão da etapa de ensino (fundamental ou médio). Aqueles que não atingirem a pontuação mínima em pelo menos uma das áreas para a qual se inscreveram terão direito a uma declaração parcial de proficiência.

Tanto o certificado quanto a declaração são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Vai depender de qual instituição o candidato escolheu na hora da inscrição.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

X
Fim do conteúdo da página