Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Começa a expedição Conhecendo a Amazônia
Início do conteúdo da página
Ebserh

Hospital em Petrolina (PE) promove visitas on-line para pacientes da UTI

  • Terça-feira, 07 de abril de 2020, 10h42
  • Última atualização em Terça-feira, 07 de abril de 2020, 10h42

Ideia é diminuir os impactos emocionais causados nos pacientes por conta do afastamento social


O hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco, de Petrolina (PE), precisou restringir o fluxo de pessoas na unidade para proteger seus pacientes e colaboradores de contaminações pelo novo coronavírus. Entre as medidas tomadas, foram suspensas as visitas aos internados em setores como, a UTI e a sala de emergência. 

Para diminuir os impactos emocionais causados nos pacientes devido ao afastamento provisório de seus familiares, o hospital da cidade pernambucana começou a promover encontros virtuais utilizando tablets. O principal objetivo é manter o vínculo entre a pessoa internada e a sua rede de apoio social durante o internamento.

De acordo com Iara Góes, terapeuta ocupacional do hospital universitário, com a visita remota, é possível manter parte da rotina diária do paciente, mesmo que de forma adaptada. “O contato do paciente com o familiar pode reduzir os níveis de estresse, e fortalecê-lo nesse momento do adoecimento, além de contribuir para a manutenção de capacidades cognitivas relativas à sua biografia e a sua identidade pessoal”, disse.

A estudante Raiz Tamarini de Oliveira visitou seu pai virtualmente e apoiou a iniciativa dos profissionais. "Mesmo tendo total confiança no atendimento dado no hospital, é preciso ver como ele está, dizer que vai ficar tudo bem. Foi muito reconfortante vê-lo, mesmo que a distância", contou.

Apenas os pacientes da UTI estão participando das visitas remotas, mas os colaboradores estão se organizando para ampliar a ação para todo o hospital universitário. 

O hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco é um dos 40 hospitais universitários ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh

X
Fim do conteúdo da página