Aprendizado gerado por museus é tema do Salto para o Futuro
O aprendizado e a diversão que a visita aos museus gera são o tema em debate no programa Salto para o Futuro desta quarta-feira, 17, que vai ao ar às 20 horas, na TV Escola. O Brasil tem 5.570 municípios e cerca de 3.300 museus.
Como parte da programação de férias do programa, os apresentadores Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro conversam com Andrea Fernandes Costa, chefe da seção de assistência ao ensino do Museu Nacional, e Laura Taves, gerente de relações comunitárias e de educação do Museu do Amanhã.
De um lado uma instituição bicentenária, o Museu Nacional, com o maior acervo de história natural e antropológica da América Latina, criado por D. João VI. Do outro lado, um dos mais jovens e mais visitados museus do Brasil: o Museu do Amanhã. Ambos estão localizados no Rio de Janeiro.
“O Museu Nacional faz um convite ao público a refletir sobre as nossas origens, a origem do próprio planeta”, destaca Andrea Costa. Já Laura Taves explica, dentre outros temas, a razão do nome Museu do Amanhã. “Nós sabemos que o amanhã está sempre acontecendo, em algum momento, o tempo todo. No museu nós dizemos como é o hoje e que hoje é o lugar da nossa ação.”
Em pesquisa nacional sobre os hábitos culturais dos brasileiros, realizada em 2016 pelo Instituto Ipsos, apenas 10% dos entrevistados revelaram ter ido a algum museu. Apesar do percentual baixo, a pesquisa sinaliza uma evolução: em 2015, eram apenas 7% os visitantes dos museus brasileiros.
Salto para o Futuro é exibido todas as quartas, às 20h e, em tempo real, pelo portal da TV Escola.
Assessoria de Comunicação Social