Educação indígena é destaque no programa Salto para o Futuro
A II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II Coneei) ganha cobertura especial da TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação. O programa Salto para o Futuro, exibido às 20h desta quarta, 21, é todo focado no evento, que se realiza desta terça, 20, até o dia 22, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.
De acordo com o Censo Escolar de 2015, o Brasil tem 3.085 escolas indígenas, com 285 mil estudantes e 20 mil professores. Refletir sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas relacionados à educação e à visibilidade cultural são alguns dos objetivos da conferência. Salto para o Futuro destaca a valorização da educação escolar indígena e da diversidade como vantagens pedagógicas na construção de uma cultura de paz e tolerância.
“É muito importante ter toda a comunidade escolar reunida e envolvida para discutir e debater temas importantes, como direitos humanos e educação indígena”, avalia um dos convidados do programa, Ricardo Weibi Tapeba, da Comissão Organizadora da II Coneei. Para ele, o evento é um momento especial de interação entre povos indígenas e professores.
A diretora de Políticas de Educação do Campo Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Rita Potiguara, também estará no Salto para o Futuro desta quarta. Ela ressalta ser fundamental analisar como os currículos escolares têm sido construídos diante da diversidade de comunidades indígenas existentes no país. “É relevante que essa política educacional seja plural e que se adeque às diversas características dessa população”, afirma.
Com apresentação de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro é exibido todas as quartas-feiras, às 20h, na TV Escola, e também pode ser visto on-line na página da emissora.
Assessoria de Comunicação Social