Educação de autistas é o tema do programa Salto para o Futuro
Na semana que marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), o Salto para o Futuro desta quarta, 4, traz o tema ao debate sob o olhar da educação escolar. Produzido pela TV Escola, emissora vinculada ao MEC, o programa é exibido às 20h, com apresentação de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro.
Quais são os desafios para a inclusão de pessoas com autismo no cotidiano das escolas e na sociedade, em geral? Quem responde são as convidadas deste episódio, a pedagoga Lucimar Gonçalves, especialista em educação inclusiva, e Michele Senra, musicoterapeuta e presidente do Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista (Cora), no Rio de Janeiro. As duas são mães de crianças com autismo.
Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo vivam com essa condição, sendo 2 milhões delas no Brasil. Ao longo dos anos, a classificação do autismo sofreu mudanças. Hoje, o Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, engloba uma série de níveis, leves, moderados ou severos. O programa debate os caminhos para crianças e jovens autistas terem assegurado seu direito à aprendizagem.
A vivência das duas convidadas, atuantes em reabilitação de crianças com TEA, traz uma reflexão importante sobre o acompanhamento pedagógico e social das crianças, jovens e adultos autistas. “A criança com autismo tem prejuízos nas questões de socialização, comportamento e linguagem”, observa Lucimar Gonçalves. “O primeiro impacto é o luto, mas logo depois vem a preocupação em si com o diagnóstico e, principalmente, com o futuro de nossos filhos”, alinhava Michele Senra.
Salto para o Futuro discute como pais, mães, filhos e professores podem desconstruir estereótipos em relação ao tratamento, acompanhamento e educação de pessoas com autismo. O programa também pode ser assistido, em tempo real, na página da TV Escola.
Assessoria de Comunicação Social