Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa completa 500 episódios auxiliando candidatos ao exame
Início do conteúdo da página
TV Escola

Hora do Enem aborda esta semana os temas ligados à redação

  • Sexta-feira, 04 de maio de 2018, 18h35
  • Última atualização em Sexta-feira, 04 de maio de 2018, 18h37

No mapa do tesouro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os múltiplos caminhos levam à conquista mais importante: o ingresso na universidade. Desvendar esse mapa, repleto de equações, fórmulas químicas, geopolítica e muito mais, inclui também estar preparado para dissertar sobre qualquer assunto. Por isso, entre as questões que serão abordadas esta semana no programa Hora do Enem estão dicas sobre como fazer bons textos e apresentação de temas importantes que poderão ajudar os alunos a desenvolver boas redações. O programa Hora do Enem vai ao ar de segunda a sexta-feira na TV Escola às 7h, 13h e 18h.

A semana começa com o programa de matemática. Na segunda-feira, 7, será a vez de média simples e ponderada com o professor Wagner Dias, que resolve as questões 151 e 155 do caderno azul do Enem 2017. O apresentador Land Vieira também conversa com a professora Juliana Valério sobre o projeto que ela comanda e que promove a inclusão digital em comunidades e escolas públicas do Rio de Janeiro.

Trabalho e tecnologia são os temas do programa de geografia, na terça-feira, 8. O professor Luis Mion resolve questões e contextualiza os dois temas na lógica do novo mercado de trabalho do século 21. O episódio traz o geógrafo Alan Pacífico, que fala sobre geografia econômica, assunto que conversa diretamente com história, sociologia e redação.

No programa de quarta-feira, 9, artes é a área de conhecimento em destaque. O professor Rodrigo Retka fala sobre expressões artísticas contemporâneas com artistas como Marilá Dardot, Ernesto Neto e Marina Abramovic. E tem um papo com Daniela Rodrigues, supervisora de educação de um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

 Cinemática e satélites são os temas do programa de física, na quinta-feira, 10. O professor Sandro Fernandes resolve uma questão do Enem sobre cinemática. Na sequência, um papo sobre a física do controle orbital de satélites com a astrônoma Érika Rossetto.

E como os estudantes que vão fazer o Enem estão em meio a tantos assuntos que pipocam no jornal, na TV e na internet, a professora Milena Eich traz, no programa de sexta-feira, 11, um guia sobre os assuntos que podem virar o tema da redação 2018.

 O Hora do Enem é exibido de segunda a sexta-feira, na TV Escola, às 7h, 13h e 18h. Aos sábados, às 13h, e domingos, às 6h, tem maratona do programa, reunindo todos os episódios da semana. Na página da emissora e no canal do YouTube é possível rever todos os programas, inclusive dos anos anteriores.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página