Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Plataforma de Recursos Educacionais ganha novos colaboradores e será ainda mais útil ao professor
Início do conteúdo da página
TV Escola

Hora do Enem abordará questões sobre trigonometria e Era Vargas

  • Sexta-feira, 11 de maio de 2018, 17h10
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2018, 17h10

Números, fatos históricos da humanidade e linguística. Atento ao que será abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o programa Hora do Enem, exibido diariamente às 7h na TV Escola, com reapresentações às 13h e 18h, terá na semana de 14 a 18 de maio conteúdos de matemática, história, língua portuguesa, química e redação, com programação voltada para os futuros candidatos ao exame.

Única plataforma de preparação para o Enem inteiramente gratuita, aberta e com conteúdo produzido por educadores com base nas competências exigidas pelo exame, o Hora do Enem reúne professores, convidados importantes e a revisão completa de questões das edições anteriores.

A semana será aberta, na segunda-feira, 14, com o professor Alexandre Azevedo, que resolve e debate as questões 138 e 166 do Caderno Azul do Enem 2017, sobre trigonometria, tema sempre presente nas provas de matemática. O assunto faz parte de 27,1% das questões do Enem nessa disciplina, que envolvem geometria, grandezas e medidas, área onde está a trigonometria. 

O programa de segunda-feira também apresenta uma entrevista com a engenheira Alessandra Fontes, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que explica como a matemática e os números estão presentes na prevenção de acidentes de consumo.

Chegando à história, a Era Vargas, momento importante da República no Brasil, é o tema que a professora Ruth Borges vai desvendar no programa de terça-feira, 15. Com a resolução das questões 78 e 81 do Caderno Azul do exame de 2017, ela explica as conquistas e contradições dos 15 anos de Getúlio Vargas no comando do país. A professora Cristina Meneguello, uma das coordenadoras da Olimpíada Nacional de História, também participa, ao falar sobre a relevância do evento, que completa 10 anos em 2018.

Para entrar no clima das comemorações de 130 anos de Fernando Pessoa, autor lusitano sempre presente nas questões do Enem, o programa de quarta-feira, 16, traz um papo com a filósofa e escritora Dília Gouveia, especialista na obra do poeta português. O programa traz também o professor Luiz Guilherme Barbosa, que revisa uma questão do Enem sobre o poeta.

No Hora do Enem de quinta-feira, 17, química é o destaque. O professor Guilherme Vargas resolve questões do exame sobre funções orgânicas. O engenheiro químico Cleiton Souza, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), primeira instituição federal no Brasil a servir exclusivamente ao intercâmbio social e cultural de países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), também participa do debate.

Na sexta-feira, 18, como de praxe, é dia de redação no Hora do Enem. Finalizando a semana, o convidado é o professor Rômulo Bolívar, que mostra tudo o que a introdução de uma dissertação argumentativa precisa para ser nota 1000.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página