Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute estratégias para aprimorar coleta de dados
Início do conteúdo da página
TV Escola

Emissora participa de festival de jogos virtuais independentes

  • Sexta-feira, 22 de junho de 2018, 17h42
  • Última atualização em Sexta-feira, 22 de junho de 2018, 17h42

Com realização simultânea no Rio de Janeiro e em São Paulo entre os dias 23 de junho e 1º de julho, o Big Festival Games, mais importante evento de jogos independentes da América Latina, tem como um dos destaques deste ano a TV Escola. Vinculada ao Ministério da Educação, a emissora participa com múltiplas atividades, entre as quais uma experiência imersiva em realidade virtual, a ser apresentada no Centro Cultural São Paulo.

O festival é aberto ao público e reúne os mais relevantes players do mercado, incluindo na programação jogos nacionais e internacionais, exposição de jogos selecionados, palestras e rodadas de negócios.

Com design arrojado e tubos circulares onde os visitantes poderão viver um passeio virtual pelo Rio de Janeiro, o projeto de realidade virtual da TV Escola foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da emissora. A plataforma, um aplicativo que roda junto ao celular e aos óculos de realidade virtual, tem navegação com ponto focal e visita cinco pontos históricos da cidade: Cristo Redentor, Praça Mauá – incluindo uma visão completa do painel do artista Kobra e o Museu do Amanhã –, Lapa, Quinta da Boa Vista e Praça Quinze. O passeio vai até a Ilha Fiscal.

O objetivo é oferecer um aplicativo acessível que permite a experiência de um passeio virtual pelas cidades brasileiras, com imagens reais e áudio explicativo sobre os locais, suas histórias, a importância geográfica, dados arquitetônicos e fontes de conhecimento que interajam com o currículo escolar. “É uma experiência educativa, divertida, inclusiva e que integra a característica multidisciplinar da educação”, explica o diretor de tecnologia e inovação da emissora, Caio Leboutte.

No Big Festival Games, o estande da TV Escola também terá disponíveis tablets para que os visitantes conheçam os games educativos desenvolvidos pela emissora, dentre eles o Tá O$$O, jogo de educação financeira produzido em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil) e a plataforma da série Chico na Ilha dos Jurubebas, com animação, jogos educativos e material de apoio pedagógico para o professor. 

Debates – A equipe da emissora também estará presente em rodadas de debates e palestras sobre os jogos de aprendizagem e as políticas públicas para o setor de games educativos no Brasil. Em São Paulo, Caio Leboutte participará da 9ª Reunião do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas para Games e do painel Pronunciamentos das políticas públicas para o setor de games no Brasil.

Também em São Paulo, a assessora de projetos especiais da TV Escola, Cristina Carvalho, é presença confirmada no júri que vai escolher o melhor game do festival. Cristina ainda participará do painel Políticas públicas para jogos de aprendizagem: Cenário atual e horizontes, ao lado da representante do Ministério da Cultura da Colômbia, Nathalia Restrepo. 

Já nas atividades programadas para o Rio de Janeiro, a ser realizadas na sede do Oi Futuro, no Flamengo, Caio Leboutte tem palestra agendada no dia 29 de junho, sobre o tema Games educativos e o papel da TV Escola.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página