Educação, inclusão e merenda estão entre os destaques do Rede Escola
Diversificado por natureza, o Rede Escola desta sexta, 21, tem atrações que prometem bons momentos para ficar na frente da telinha. O programa vai ao ar às 19h pela TV Escola, emissora vinculada ao MEC.
A primeira novidade fica por conta da visita que o apresentador Ernesto Xavier fez ao Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde, ao lado de estudantes com deficiência visual, acompanhou uma roda de samba das mais animadas. A atividade faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido pela professora do ensino básico Mariana dos Reis, que aproveita o samba para ensinar uma matéria obrigatória nos currículos escolares: o ensino da história e da cultura afro-brasileiras.
Outro tema de destaque é o Programa Jovem de Expressão, desenvolvido em Brasília desde 2007 e voltado à promoção de atividades relacionadas a saúde, cultura e educação para jovens de baixa escolaridade. São ações que vêm transformando a vida de pessoas incluídas nas estatísticas elaboradas pelo Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre vítimas de mortes violentas no país.
Na coluna Caminhos da Educação, o jornalista Antônio Gois traça um paralelo do desempenho escolar entre jovens brancos e negros. Já o ensino técnico é destaque na reportagem sobre a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional Tecnológica (Reditec). O evento, que aconteceu em Búzios (RJ), reuniu líderes de diversas instituições brasileiras e internacionais para debater os desafios do ensino técnico, modalidade que está atraindo cada vez mais estudantes no país.
Reality show – Rede Escola apresenta ainda uma prévia do Super Merendeiras, primeiro reality show da TV Escola. As estrelas são dez profissionais de extrema importância na educação infantil: as merendeiras. Representantes das várias regiões do Brasil, elas mostram as receitas que têm feito sucesso nas escolas, a partir das indicações nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Infantil (Pnae). Quem fala sobre essa atração, que tem estreia marcada para o próximo dia 28, é Silvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Ainda na edição desta sexta, Rede Escola aborda a ampliação dos Percursos Educativos, portal que, desenvolvido pela TV Escola, trabalha conteúdos de biologia, matemática e língua portuguesa direcionados a quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Especialistas comentam questões que fizeram parte das provas de todas as edições do exame. O programa mostra como acessar e utilizar o portal, que contempla os interesses não apenas dos candidatos ao Enem, mas, de maneira geral, de todos os estudantes.
Rede Escola é exibido todas as sextas, às 19h, com reapresentações no sábado, às 16h; no domingo, às 12h; e na segunda-feira, às 12h30. O programa também pode ser assistido nos endereços da TV Escola no Twitter, no Instagram, no Youtube e no Facebook.
Clique aqui para assistir aos programas anteriores ou trocar informações e sugestões.
Assessoria de Comunicação Social