Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação profissional e tecnológica
Início do conteúdo da página
TV Escola

Educação, inclusão e merenda estão entre os destaques do Rede Escola

  • Sexta-feira, 21 de setembro de 2018, 11h51
  • Última atualização em Sexta-feira, 21 de setembro de 2018, 11h51

Diversificado por natureza, o Rede Escola desta sexta, 21, tem atrações que prometem bons momentos para ficar na frente da telinha. O programa vai ao ar às 19h pela TV Escola, emissora vinculada ao MEC.

A primeira novidade fica por conta da visita que o apresentador Ernesto Xavier fez ao Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde, ao lado de estudantes com deficiência visual, acompanhou uma roda de samba das mais animadas. A atividade faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido pela professora do ensino básico Mariana dos Reis, que aproveita o samba para ensinar uma matéria obrigatória nos currículos escolares: o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. 

Outro tema de destaque é o Programa Jovem de Expressão, desenvolvido em Brasília desde 2007 e voltado à promoção de atividades relacionadas a saúde, cultura e educação para jovens de baixa escolaridade. São ações que vêm transformando a vida de pessoas incluídas nas estatísticas elaboradas pelo Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre vítimas de mortes violentas no país.

Na coluna Caminhos da Educação, o jornalista Antônio Gois traça um paralelo do desempenho escolar entre jovens brancos e negros. Já o ensino técnico é destaque na reportagem sobre a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional Tecnológica (Reditec). O evento, que aconteceu em Búzios (RJ), reuniu líderes de diversas instituições brasileiras e internacionais para debater os desafios do ensino técnico, modalidade que está atraindo cada vez mais estudantes no país.

Reality show Rede Escola apresenta ainda uma prévia do Super Merendeiras, primeiro reality show da TV Escola. As estrelas são dez profissionais de extrema importância na educação infantil: as merendeiras. Representantes das várias regiões do Brasil, elas mostram as receitas que têm feito sucesso nas escolas, a partir das indicações nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Infantil (Pnae). Quem fala sobre essa atração, que tem estreia marcada para o próximo dia 28, é Silvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Ainda na edição desta sexta, Rede Escola aborda a ampliação dos Percursos Educativos, portal que, desenvolvido pela TV Escola, trabalha conteúdos de biologia, matemática e língua portuguesa direcionados a quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Especialistas comentam questões que fizeram parte das provas de todas as edições do exame. O programa mostra como acessar e utilizar o portal, que contempla os interesses não apenas dos candidatos ao Enem, mas, de maneira geral, de todos os estudantes.

Rede Escola é exibido todas as sextas, às 19h, com reapresentações no sábado, às 16h; no domingo, às 12h; e na segunda-feira, às 12h30. O programa também pode ser assistido nos endereços da TV Escola no Twitter, no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Clique aqui para assistir aos programas anteriores ou trocar informações e sugestões.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): Portal , merendeiras , Rede Escola
X
Fim do conteúdo da página