Rede Escola destaca alimentação escolar e arqueologia
Um lugar incrível que ensina ciência brincando, um bate-papo com o jornalista e escritor Zuenir Ventura, a importância da alimentação escolar e uma homenagem à arqueóloga Niède Guidon. Assim se distribuem as atrações do Rede Escola, que vai ao no ar às 19h desta sexta, 28, pela TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação.
A repórter Clarissa Vargas vai mostrar como funciona a Casa da Descoberta, espaço criado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que ensina ciência para crianças e jovens de maneira lúdica por meio de experiências relacionadas aos fenômenos que nos cercam todos os dias. São cerca de 50 experimentos que envolvem astronomia, física, química, biologia e matemática.
No quadro Memória, o destaque é a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, que descobriu, na Serra da Capivara (PI), indícios da presença humana nas Américas. Por sua luta, o principal sítio arqueológico do Brasil foi tombado pelo governo federal e se transformou no Parque Nacional da Serra da Capivara. Aos 85 anos, Niède continua lutando incansavelmente pela manutenção do parque.
Na coluna Caminhos da Educação, o jornalista Antônio Gois fala de um dos mais importantes programas de inclusão educacional do Brasil que está deverá ser rediscutido em 2020: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de da Educação (Fundeb).
A participação das merendeiras na educação das crianças também é tema de matéria do Rede Escola desta sexta. Elas são peças fundamentais e muito queridas pelos alunos. A apresentadora Eliane Benício visitou uma escola para mostrar a rotina das merendeiras e entrevistou uma das premiadas na edição deste ano do Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC.
Por fim, o apresentador Ernesto Xavier conversa com o jornalista Zuenir Ventura, que comemora os 30 anos de lançamento de seu livro 1968 – o ano que não terminou. No bate-papo, Zuenir fala sobre o que mudou na educação de 1968, um ano de grandes transformações no Brasil e no mundo, para os dias atuais.
Rede Escola é exibido todas sextas, às 19h, com reapresentações aos sábados, às 16h; domingos, às 12h; e segundas-feiras, às 12h30. O programa também pode ser assistido nos endereços da TV Escola no Twitter, no Instagram, no Youtube e no Facebook.
Assessoria de Comunicação Social