Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Cefet-RR contrata professores substitutos
Início do conteúdo da página
TV Escola

Educação profissional e férias estão no Rede Escola desta sexta

  • Quarta-feira, 09 de janeiro de 2019, 17h38
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de janeiro de 2019, 17h38

No programa Rede Escola desta semana, com exibição na sexta, às 19h, na TV Escola, o destaque é a educação profissionalizante, que, além de preparar o estudante para o mercado de trabalho, ajuda a reduzir a evasão no ensino médio. A repórter Amanda Mustafa conversou com os participantes das seletivas nacionais que definirão a equipe brasileira que concorrerá na Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo. Para sair vencedora, a equipe precisa alcançar índices de excelência ao realizar tarefas iguais às desempenhadas na indústria ou no setor de serviços no dia a dia. Na edição de 2015, o Brasil, ficou em primeiro lugar.

Na coluna Caminhos da Educação, Antônio Gois fala sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que investigou, pela primeira vez, qual é o perfil do aluno que chega ao ensino superior. De acordo com o levantamento, 80% dos estudantes que entram na universidade vêm de escolas particulares e 36% de escolas públicas. Em sua análise, Gois ressaltou o desafio e a importância de aproximar os indicadores, diminuindo a diferença.

Para quem ama as HQs, o Rede Escola apresenta a matéria produzida pela repórter Eliane Benício na Gibiteca do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, no Rio. Criado pela produtora e presidente da Academia Brasileira das Histórias em Quadrinhos, Ágata Desmond, o espaço reúne mais de 15 mil títulos doados por quadrinistas e colecionadores. Dispondo de clássicos e raridades, como a revista Tico-Tico, a primeira HQ publicada no Brasil, o local abre as portas da criatividade, incentiva a leitura e a arte de desenhar. O programa apresenta a Gibiteca, que encantou a Thaís, a Débora e despertou novos talentos como a Diana, responsável por ilustrar o gibi criado pela turma dela.

Já na reportagem de Emy Lobo, o tema é o Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, que programou para a garotada nesse período a Oficina Física das Pipas. Durante a atividade, sucesso garantido entre as crianças, professores ensinam física ao mostrar como soltar pipa. Emy Lobo conversou com essa turminha sobre pipas e outras coisas que gostam de fazer nas férias escolares.

Rede Escola é a revista semanal da educação brasileira e exibida todas as sextas-feiras, às 19h, na TV Escola. Reapresentações no sábado, às 16h, no domingo, às 12h, e na segunda-feira, às 12h30. Os episódios estão disponíveis no novo portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): tv escola , Rede Escola
X
Fim do conteúdo da página