Rede Escola destaca tecnologia, acessibilidade e cinema científico
Programa mostra as inovações promovidas pela Tecnologia Assistiva
Aliar a tecnologia ao ensino. É o que a edição desta semana do Rede Escola vai destacar. A equipe do programa mostra as inovações promovidas pela Tecnologia Assistiva, um termo ainda novo utilizado para identificar os recursos que ampliam o acesso dos conteúdos de sala de aula para pessoas com deficiência física, intelectual ou mental.
O quadro “Acervo” traz um depoimento da escritora e professora Conceição Evaristo. Em 2007, a docente defendia o uso da internet e dos computadores nas salas de aula.
Cinema – A equipe do programa também foi até o Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro. Lá, uma Mostra de Filmes Científicos faz homenagem aos 250 anos do pesquisador e cientista Alexander Humboldt.
Ciência – A utilização do vírus da Zika como arma contra o câncer de próstata é tema da coluna do quadro “Observatório”. O professor Walmir Cardoso vai explicar como essa descoberta inusitada, feita por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pode beneficiar 3 milhões de homens que sofrem com a doença no Brasil.
Exposição – O Rede Escola também visita a exposição “A Biblioteca à Noite”, que está em cartaz no Sesc Copacabana no Rio de Janeiro. A mostra promove um passeio presencial e virtual por algumas das mais importantes bibliotecas do mundo. A exposição é baseada no livro homônimo de Alberto Manguel, escritor argentino radicado no Canadá.
O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19 horas. Reapresentações no sábado, às 16 horas; domingo, às 12 horas; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no Portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da TV Escola