Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições abertas para bolsas no exterior até 14 de setembro
Início do conteúdo da página
Trilhas da Educação

Amazonense faz o Enem e é contemplada pelo ProUni depois de ficar 20 anos fora da escola

  • Sexta-feira, 14 de junho de 2019, 10h18
  • Última atualização em Sexta-feira, 14 de junho de 2019, 16h06

A amazonense Carla Penha, 40 anos, viu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma oportunidade de mudar de vida. Depois de passar 20 anos longe dos estudos, ela foi uma das candidatas da prova em 2018 e realizou o sonho de chegar a uma universidade.

Carla cursou todo o ensino médio em escola pública de Manaus, capital do Amazonas.

Há pouco tempo, com a morte da mãe, deixou a cidade natal para morar do outro lado do país. Foi pro Sul, em Santa Catarina, no município de Jaraguá do Sul. Na cidade, a estudante encontrou dificuldades para conseguir emprego e percebeu a necessidade de melhorar o currículo. Assim, Carla resolveu se inscrever na maior no Enem, que reúne milhões de candidatos a cada edição.

“Eu consegui a isenção da taxa de inscrição e fiquei feliz”, conta. A amazonense apostou em vídeoaulas, na internet, e em aulões gratuitos. Também correu atrás e conquistou uma bolsa integral no curso de Contabilidade de uma instituição de ensino superior privada, de Jaraguá do Sul, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). “Eu subi um degrau do ensino médio 20 anos atrás e agora eu estou no segundo degrau, do ensino superior, e eu quero mais”, deseja. A estudante agora comemora a conquista de uma vaga de estágio em uma empresa da cidade.

Saiba mais – A história da estudante Carla Penha é o tema da edição desta sexta-feira, 14 de junho, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página