Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança programa que alia o ensino à prática na educação básica
Início do conteúdo da página
Trilhas da Educação

Brasil tem muito a comemorar pelo Dia Nacional da Alimentação na Escola

  • Sexta-feira, 25 de outubro de 2019, 12h48
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de outubro de 2019, 22h09

Programa destaca iniciativas que levam à celebração da data em 21 de outubro

Uma alimentação saudável, com horários regulares, ajuda o estudante a ter melhor rendimento dentro e fora da sala de aula. É com essa visão, que o governo federal trabalha para garantir que estudantes da rede pública de ensino tenham boas refeições. Há muito o que se comemorar nesse mês em que é celebrado o Dia Nacional da Alimentação na Escola.

Foi em 1950 que o governo começou a se preocupar efetivamente com o que as crianças comiam nas escolas. E surgiu então o programa chamado Conjuntura Alimentar – a primeira iniciativa nacional, dirigida à alimentação nas escolas públicas brasileiras. Hoje, o país conta com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), popularmente conhecido como merenda escolar.

Diariamente, são 50 milhões de refeições para estudantes da educação infantil, ensinos fundamental e médio de escolas públicas além de instituições filantrópicas e comunitárias. “O Pnae atende a todas as escolas públicas brasileiras, mais de 150 mil escolas, repassa recursos para o atendimento a mais de 40 milhões de estudantes”, destaca o coordenador do programa, Valmo Xavier da Silva.

O programa funciona por meio do repasse de recursos às prefeituras e aos estados para reforçar as refeições nas escolas públicas. É considerado um dos maiores programas do mundo de alimentação escolar e é o único com atendimento universalizado. E sabe quanto o governo federal está investindo na merenda escolar este ano? R$ 4 bilhões.

O Pnae, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC), mostra que a importância da alimentação escolar vai muito além dos recursos investidos e dos cardápios produzidos com ajuda da agricultura familiar. Os alimentos complementam as refeições de crianças no dia a dia.

Saiba mais – A alimentação escolar é o tema da edição desta sexta-feira, 25 de outubro, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC. Confira!

X
Fim do conteúdo da página