FNDE firma parceria com CGU para aprimorar prestação de contas
Cooperação prevê intercâmbio de dados e tecnologia para melhorar o projeto Malha Fina FNDE
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) firmou acordo de cooperação técnica nesta semana com a Controladoria-Geral da União (CGU) para aprimorar o projeto Malha Fina FNDE. A ideia é reforçar a capacidade de gestão do Fundo vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com o uso de tecnologia de ponta.
Assinado na segunda-feira, 18 de maio, o acordo prevê intercâmbio de dados e tecnologia para promover melhorias no projeto. O Malha Fina FNDE tem a finalidade de implementar um novo processo de análise das prestações de contas recebidas dos entes federativos, por meio de técnicas avançadas da ciência de dados e da inteligência artificial.
“O Malha Fina busca desafogar as prestações de contas em análise pelo FNDE. Melhorar esse projeto significa aprimorar o controle sobre o uso dos recursos repassados pela autarquia por meio de diversos programas, além de subsidiar a alta gestão da autarquia com informações importantes para tomada de decisões”, explicou a presidente do FNDE, Karine Santos.
O acordo tem duração inicial de quatro anos, podendo ser prorrogado. Será formado um grupo técnico, com representantes do FNDE e da CGU, para debater a metodologia aplicada, técnicas de aprimoramento do modelo, critérios de cruzamento de dados, bem como a revisão de atributos do Malha Fina FNDE. O projeto segue em análise conjunta entre técnicos dos dois órgãos, para ser lançado.
O projeto – O Malha Fina FNDE, a ser lançado oficialmente em breve, objetiva aprimorar a prestação de contas dos entes ao Fundo. A ideia é realizar uma gestão com maior eficiência, com economia para os cofres públicos nos próximos anos.
Para saber quais prestações de contas poderão ser realizadas de forma automática e quais deverão passar por análise convencional, serão utilizadas técnicas avançadas da ciência de dados e da inteligência artificial para analisar dados e números relevantes à gestão do FNDE.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE