Ministro aponta êxito no primeiro dia, sem registro de incidentes
O Ministério da Educação monitorou todo o processo do exame nas redes sociais. Segundo o Mercadante, nesse primeiro dia, 24 candidatos foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova. Ele disse ainda que os candidatos podem ser eliminados a qualquer momento do processo, conforme prevê o edital do Enem. “Isso viola um princípio básico do edital. Isso prejudica. Nós alertamos”, pontuou.
Outro dado de destaque foi o acesso de 22 mil candidatos à página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entre meio-dia e 12h59 deste sábado, para confirmar o local de prova.
“A recomendação que faço hoje para o segundo de provas é dormir cedo, descansar para acordar cedo, sair com antecedência e chegar com tranquilidade ao local de prova”, alertou o ministro. “Serão 5 horas e meia de prova. Portanto, mais energia.”
Gestante — Foi registrado um caso de candidata grávida que entrou em trabalho de parto durante a da prova, em Teresina, Piauí. O ministro ressaltou que a candidata terá o direito de fazer a prova novamente, por meio de apresentação de recurso, como prevê o edital do exame. De acordo com o Inep, 712 candidatas grávidas poderiam dar à luz neste fim de semana. Para isso, foi montado um sistema de atendimento nos locais em que elas fariam a prova.
Neste domingo, 27, serão aplicadas as provas redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Assessoria de Comunicação Social
Ouça o ministro Aloizio Mercadante