ProUni oferece mais de 50 mil bolsas para o segundo semestre
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece, a partir desta quarta-feira, 23, o total de 54.816 bolsas de estudos integrais e parciais. O prazo para a inscrição se estende até às 21h do dia 9 de junho.
Para concorrer, o candidato deve ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; e, também, comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570,00) para concorrer à bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.140,00) para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade.
No primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 108.642 bolsas, totalizando 163.458 bolsas em 2007. O aumento significa cerca de 18% em relação ao ano passado, no qual foram ofertadas 138.668 bolsas. Como as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, as instituições de ensino parceiras do programa devem possibilitar ao aluno o acesso gratuito à rede. Neste processo seletivo, os candidatos podem escolher até sete opções de cursos, em vez de cinco, conforme a seleção anterior. Além disso, as notas mínimas para classificação em cada curso onde haja bolsas ofertadas são divulgadas pelo sistema, durante a inscrição. Com isso, o aluno fica sabendo quando a nota mínima do Enem para aprovação é superior a sua. O sistema emite, ainda, mensagem de advertência ao candidato quando ele efetua opção por bolsa em estado diferente do seu.
Baixa renda — O programa oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, concede isenção de alguns tributos às instituições. A inscrição pode ser feita na página eletrônica do programa. (Assessoria de Imprensa da SESu/MEC)