Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e Impa debatem inclusão de alunos de 4º e 5º anos do fundamental na Olimpíada de Matemática
Início do conteúdo da página
Enem de 2015

Inscrições dos privados de liberdade começam no dia 1º

  • Terça-feira, 29 de setembro de 2015, 10h33
  • Última atualização em Quinta-feira, 01 de outubro de 2015, 10h53

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 das pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. O prazo se estenderá até as 23h59 do dia 23, pelo horário oficial de Brasília. Já o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país firmarem termo de compromisso, pela internet, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a aplicação do exame nas unidades vai até 16 de outubro.

No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes. O responsável pedagógico indicará o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Além disso, deve encaminhar a participação de cada um no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição.

Na edição de 2014, o Enem para pessoas privadas de liberdade recebeu 38,1 mil inscrições.

Provas — As provas da edição de 2015 nas unidades de administração prisional e socioeducativa estão marcadas para os dias 1º e 2 de dezembro próximo. No primeiro dia, serão aplicadas as de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Esta segunda etapa tem duração de 5 horas e 30 minutos.

De acordo com o edital, o termo de compromisso, assim como as inscrições, deve ser firmado na página do exame na internet.

O Edital do Inep nº 20/2015 com as diretrizes para o Enem nas unidades de administração prisional e socioeducativa foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Escute

Leia também sobre o Enem de 2015:

 

X
Fim do conteúdo da página