Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Enem

Segundo simulado on-line, neste fim de semana, dá nova chance a quem ficou fora do primeiro

  • Sexta-feira, 06 de maio de 2016, 08h03
  • Última atualização em Sexta-feira, 06 de maio de 2016, 14h56

Como na primeira vez, o teste estará disponível na plataforma Hora do Enem a partir da zero hora de sábado até as 20h de domingo (arte: ACS/MEC)Com a procura de mais de 500 mil estudantes na primeira edição, o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado um sucesso. Por isso, o Ministério da Educação resolveu dar uma segunda chance a quem não pôde fazer a prova do último fim de semana. Neste sábado, 7, e no domingo, 8, todos os interessados — não só concluintes do ensino médio — terão a oportunidade de fazer o simulado.

Como na primeira vez, o teste estará disponível na plataforma Hora do Enem a partir da 8h de sábado até as 20h de domingo. Para participar, o interessado deve se cadastrar no sistema on-line. Após iniciar a prova, terá até quatro horas para concluí-la. O simulado também terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem.

Ana Beatriz Louredo, aluna do terceiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, campus de Planaltina, foi uma das centenas de milhares de estudantes que aproveitaram a primeira chance de testar os conhecimentos para o Enem. Ela fez o simulado no último dia 30 usando o aplicativo no celular.

Após o teste, no qual atingiu 500 pontos, Ana Beatriz recebeu um diagnóstico detalhado do seu desempenho e de quais videoaulas precisa assistir para se aprimorar. “Agora, eu tenho uma base daquilo em que eu tenho de me empenhar mais, que são as de exatas”, disse.

Interessada em cursar zootecnia ou medicina veterinária, Ana Beatriz recebeu as notas de corte nas universidades pelas quais se interessa e, agora, está mais determinada a aumentar a carga de estudos em química e física. “Matemática, até que eu fui mais ou menos”, ressalvou. Para ela, os simulados devem ajudar os alunos a conhecer seus pontos fracos, mas também a estar mais tranquilos na hora da prova de verdade. “Vai dando uma base para a pessoa que nunca fez o Enem”, disse. “Quem nunca fez o Enem vai ficando mais tranquilo, vai vendo que a prova não é isso que ela pensa, que é um bicho de sete cabeças.”

Próximos — Até a edição do Enem deste ano, nos dias 5 e 6 de novembro, estão previstos outros três simulados on-line. O próximo, em 25 de junho; o seguinte, em 13 de agosto e o último, em 8 e 9 de outubro.

Para quem vai aproveitar a segunda chance dada pelo MEC, Ana Beatriz dá o incentivo: “Vale muito a pena fazer, e fazer bem feito, porque a cada simulado o candidato vai ver que está certo do que quer, que está preparado para fazer aquela prova no final.”

Desde segunda-feira, 2, os estudantes contam com um recurso extra de preparação para o exame e para ampliar o aprendizado. É o MECFlix, ferramenta interativa que oferece gratuitamente videoaulas e links para portais que auxiliam nos estudos. A TV Escola veicula o programa Hora do Enem em parceria com mais de 40 emissoras. A transmissão ocorre todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e um intensivo no fim de semana. Todo o conteúdo está acessível a qualquer hora do dia na internet, com smartphone, tablet ou computador.

Mais informações e cadastramento na plataforma Hora do Enem na internet.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça:

Assista:

Assunto(s): Enem , Hora do Enem , simulado
X
Fim do conteúdo da página